Apresentar um modelo de administração prisional exemplo para o Brasil. Este foi o mote da visita técnica do governador do Estado de Santa Catarina ( SC ), Carlos Moisés da Silva, à Penitenciária da Região de Curitibanos, em São Cristóvão do Sul, na manhã desta segunda-feira, vinte e cinco de março de dois mil e dezenove. A unidade é a única do país em que cem por cento dos presos trabalham. Ao todo, quarenta e sete representantes do sistema prisional de diversos Estados brasileiros acompanharam a visita, entre eles dez Secretários de Estado e o diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional ( DEPEN ), Fabiano Bordignon.
“Esta é uma unidade prisional ( UP ) modelo. Nós entendemos que é fundamental que quem está cumprindo a sua pena trabalhe. Isto é também um projeto de reinserção ( na sociedade ). O trabalho traz dignidade a estas pessoas. Queremos exaltar também as empresas parceiras, que permitem que este modelo funcione”, disse Silva.
O diretor do DEPEN destacou que a visita técnica desta segunda-feira foi justamente para que os representantes das outras unidades federativas ( UFs ) possam ver e replicar o modelo catarinense país afora.
“Eu poderia ter marcado uma reunião em Brasília, mas não existe nada como ir até a ponta e constatar o trabalho que está sendo feito. Eu já pedi para o Secretário de Estado da Justiça e Cidadania ( SJC ), Leandro Lima fazer uma pasta e entregar mostrando toda a legislação para que este modelo possa ser replicado. O DEPEN tem este papel de mostrar as boas práticas”, frisou Bordignon.
Anfitrião do evento, Lima, lembrou que parcerias com outros Estados deverão ser celebradas a partir da visita desta segunda-feira:
“É um momento emblemático, em que temos a maior autoridade do nosso Estado aqui, a maior autoridade nacional no assunto e uma grande comitiva para conhecer este modelo de sucesso. A atividade laboral no nosso Estado proporciona segurança prisional e ganhos econômicos, uma vez que o recurso gerado na UP é gerido na própria UP”.
A prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind, agradeceu a Lima pela gerência exemplar da unidade na sua cidade e lembrou que, apesar das resistências, as ( UPs ) podem trazer benefícios, tanto para o apenado reinserido na sociedade quanto para o município que a abriga.
“Nós nos sentimos privilegiados por este belo trabalho que está sendo realizado aqui. É um projeto de humanização, que se faz necessário e melhora a vida das pessoas. Recluso em uma cela o preso não tem oportunidade de melhorar. O presídio, quando bem gerenciado, faz a diferença em uma cidade como a nossa”, arrematou.
Atualmente, novecentos e vinte e oito presos trabalham na UP de São Cristóvão do Sul, que possui convênio com quatorze empresas. Em todo o Estado, a média de presos que trabalham está em trinta e um por cento, num total de sete mil apenados em serviço. A meta é que este número passe a sessenta por cento nos próximos anos.
quarenta e cinco novas viaturas para o Departamento de administração Prisional ( DEAP )
Pouco antes de conhecer o trabalho realizado pelos presos, Silva recebeu das mãos de Bordignon as chaves de quarenta e cinco novas viaturas para o sistema prisional catarinense, totalizando oito vírgula um milhões de reais em investimento. Os veículos, do modelo Ford Ranger, estão totalmente equipados para o transporte de presos e escoltas. Eles serão distribuídos em UPs de toda SC.
Com informações da SECOM.
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas com Leonardo Gorges na Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Comunicação ( SECOM ) pelo e-mail leonardogorges@secom.sc.gov.br ; pelos telefones números ( 48 ) 3665-3045 e pelos sites www.sc.gov.br , www.facebook.com/governosc e @GovSC .
Nenhum comentário:
Postar um comentário