O papel transformador do jovem no meio rural, a profissionalização, o acesso a tecnologias foram alguns dos assuntos abordados pela vice-governadora do Estado de Santa Catarina ( SC ), Daniela Cristina Reinehr, em palestra, nesta terça-feira, dezenove de março de dois mil e dezenove, em Itajaí, durante a aula inaugural do curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo ( LGE ) com jovens rurais das regiões de Itajaí, Blumenau e Joinville. Ela também visitou a Estação Experimental ( EE ) da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Estado de SC ( EPAGRI ) de Itajaí ( EEI ).
Daniela destacou que SC é um Estado que produz muito. “As pessoas são dedicadas e trabalham incansavelmente para produzir os alimentos. É muito importante a participação do jovem e de sua família para avançar no processo de melhoria das atividades. Os jovens estão investindo nos seus projetos de vida. É muito bom vê-los procurando conhecimento para aprimorar os trabalhos em suas propriedades. A EPAGRI desenvolve um trabalho de excelência”, disse.
Neste ano de dois mil e dezenove serão trinta e dois jovens rurais das regiões de Itajaí, Blumenau e Joinville que vão participar do curso da EPAGRI, estruturado em oito encontros, que serão realizados até agosto de dois mil e dezenove, no Centro de Treinamento da EPAGRI de Itajaí ( CETREI ). Em cada encontro, que durarão três dias, os jovens serão capacitados nas principais cadeias produtivas da região. Entre os diversos temas abordados, estão olericultura, plantas bioativas, agroindústrias, bananicultura, turismo rural, essências florestais e palmeiras, floricultura, piscicultura e rizicultura.
“Considero este curso como um dos momentos mais importantes que a EPAGRI tem vivido nestes últimos anos, pois realmente ele faz a diferença e traz muitos resultados. Oferece ao jovem a opção de fazer sua escolha de vida e mudar sua realidade”, salientou o gerente Estadual ( GE ) de Extensão Rural e Pesqueira ( ERP ) da EPAGRI, Darlan Rodrigo Marchesi.
A aula inaugural da terça-feira dará início ao primeiro módulo deste ciclo de capacitação. Até o dia vinte e um de março, os trinta e dois jovens participantes estarão imersos na discussão dos seguintes temas: empreendedorismo, legalização de propriedade ( Áreas de Proteção Ambiental - APPs, mata ciliar e reserva legal ), maquete da propriedade, plano de propriedade e identidade da agricultura familiar. Ao final dos três dias será feita uma avaliação do módulo pelo grupo.
A EPAGRI promove há dez anos cursos de LGE para jovens rurais do Estado. Neste período foram capacitados mais de dois mil catarinenses, em setenta e duas turmas. Ao final de cada curso, os alunos elaboram projetos de melhorias em suas propriedades rurais e a EPAGRI seleciona os melhores, que recebem financiamento do Estado para serem implementados. Nesta década, foram novecentos e dois projetos financiados, no valor de sete vírgula oito milhões de reais.
Vanuza Kertischka, de Doutor Pedrinho, contou que seu esposo Rodrigo fez o curso, e os conhecimentos adquiridos mudaram vida da família. “O acesso à informação foi o mais importante. A gente acha que agricultura é baixar a cabeça e trabalhar, mas não é assim. Com o curso conseguimos aplicar técnicas, manejos e a parte administrativa. Hoje produzimos tomate orgânico certificado e outros produtos. O curso foi um divisor de águas na nossa vida. Só temos a agradecer”.
Estação Experimental da Epagri de Itajaí
A EEI é responsável por trinta por cento de todas as tecnologias geradas pela companhia. A unidade já desenvolveu mais de trinta cultivares de arroz, oito de hortaliças e uma seleção de banana, todas disponibilizadas para as cadeias produtivas e com expressivo impacto na agricultura catarinense. Frutas cítricas, plantas bioativas e palmáceas também são destaques entre as linhas de pesquisa da unidade.
Com informações do GVG.
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas na Assessoria de Comunicação ( ASCOM ) do Gabinete da Vice-Governadora ( GVG ) com Elisabety Borghelotti pelos telefones números ( 48 ) 3665-2281 e ( 48 ) 9 8843-5460 e pelo e-mail comunicacao@gvg.sc.gov.br .
Nenhum comentário:
Postar um comentário