Por muitos anos, as escolas Estaduais de Santa Catarina ( SC ) sofreram com a burocracia quando precisavam fazer reparos pequenos, mas urgentes. Agora, esta realidade irá mudar. Para dar mais agilidade, o Governo do Estado de SC lançou para os diretores das mil e setenta unidades de ensino ( UEs ) da rede estadual ( RE ) um cartão que permite a contratação imediata de serviços de manutenção e conservação.
O Cartão de Pagamento do Estado de Santa Catarina ( CPESC Serviço ) foi apresentado nesta terça-feira, dezenove de março de dois mil e dezenove, em Florianópolis, com a presença de profissionais da Educação. "Quem conhece a educação são os professores e diretores. Nossos servidores são capazes de dar resultados positivos, tanto que somos o Estado mais eficiente do Brasil. Em todos os setores queremos agilidade e transparência", afirmou o governador do Estado de SC, Carlos Moisés da Silva.
Em dois mil e dezenove, os diretores das escolas terão sete vírgula dois milhões de reais para aplicar em serviços necessários às UEs. Este montante se soma aos nove milhões de reais disponibilizados para compras urgentes de materiais de consumo e aos novecentos mil reais para a aquisição de alimentos perecíveis que devem compor o cardápio da alimentação escolar em noventa UEs que não possuem merenda terceirizada previstos para este ano. Os recursos concedidos para cada escola são escalonados conforme o porte, com base nos dados do Censo Escolar ( CE ), e variam de dois vírgula quatro a quinze vírgula três mil reais.
Agilidade para resolver problemas
De acordo com o Secretário de Estado da Educação ( SED ), Natalino Uggioni, a agilidade impede que problemas simples se tornem casos mais graves. "Estes pequenos investimentos vão evitar um gasto muito mais alto", resume. "Temos uma equipe de profissionais da educação muito competente e estamos conclamando todos a darem o seu melhor. Com certeza é possível fazer mais e melhor e é assim que estamos trabalhando", acrescentou. Segundo Uggioni, o maior objetivo da SED é garantir um ambiente acolhedor nas escolas, para diminuir a evasão e melhorar o aprendizado.
No evento de lançamento, Silva e Uggioni entregaram o cartão à diretora da Escola de Ensino Básico ( EEB ) General José Pinto Sombra, de Lages, Ângela Aparecida Stravobel da Silva, e ao assessor de direção da EEB Expedicionário Mário Nardelli, Rio do Oeste, Ângelo Ronchi. "Até então, havia muita dificuldade para pagar por serviços. Muitas vezes comprávamos materiais e não tínhamos como repor", relata Ronchi.
As outras mil e sessenta e oito escolas receberão o cartão ainda nesta semana. A primeira das duas parcelas do valor a que elas terão direito também será depositada até sexta-feira, vinte e dois de março de dois mil e dezenove.
Com informações da SECOM.
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas com Renan Medeiros na Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Comunicação ( SECOM ) pelo e-mail renan@secom.sc.gov.br ; pelos telefones números ( 48 ) 3665-3058 e ( 48 ) 9 9605-9196 e pelos sites www.sc.gov.br , www.facebook.com/governosc e @GovSC .
Nenhum comentário:
Postar um comentário