quinta-feira, 28 de março de 2019

Saúde: SC registra o primeiro óbito por febre amarela desde 1966

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica ( DIVE ) da Superintendência de Vigilância em Saúde ( SUV ) da Secretaria de Estado da Saúde ( SES ) de Santa Catarina ( SC ) informa que foi confirmado pelo Instituto Carlos Chagas ( ICC ) – Fundação Osvaldo Cruz ( FIOCRUZ ) do Paraná ( PR ) o diagnóstico laboratorial de febre amarela para o óbito de um paciente de trinta e seis anos, residente em Joinville, ocorrido no último dia doze de março de dois mil e dezenove. SC não registrava casos de febre amarela em humanos desde mil novecentos e sessenta e seis. O homem não tinha registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações ( SIPNI ).
Como se tratava de um óbito suspeito de febre amarela, foi realizada uma investigação conjunta entre a Gerência Regional ( GR ) da SES e a Secretaria Municipal de Saúde ( SMS ) de Joinville utilizando o Protocolo de Investigação de Óbitos Febre Amarela ( PIOFA ) do Ministério da Saúde (MS).
Os resultados da investigação epidemiológica, aliados à confirmação laboratorial do caso, atestam o primeiro caso autóctone com óbito por febre amarela registrado no Estado. A DIVE vai realizar a coleta de vetores no município na próxima semana. A equipe de vigilância epidemiológica do município deve realizar a vacinação de casa em casa no raio de trezentos metros do Local Provável de Infecção ( LPI ).
Importância da vacinação
No lançamento da Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela ( CVFA ) em SC, o governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, postou um vídeo em que reforçou aos catarinenses a importância da imunização contra a febre amarela, para que fosse evitada a circulação do vírus no Estado.


A população deve buscar as unidades de saúde para fazer a vacina e, em caso de sintomas, procurar atendimento imediato para aplicação do protocolo de manejo clínico e classificação de risco frente a um caso suspeito de febre amarela.
Cobertura vacinal em SC
De primeiro de janeiro a vinte e oito de março de dois mil e dezenove, foram aplicadas quatrocentos e sessenta e um mil, quatrocentas e dezessete doses da vacina contra a febre amarela em todo o Estado de SC, sendo que oitenta e um mil, quinhentas e setenta e oito somente na primeira semana da Campanha Estadual de Vacinação ( CEV ), de vinte a vinte e três de março de dois mil e dezenove.
O número de doses aplicadas em dois mil e dezenove já é quase igual a dois mil e dezoito, quando quatrocentos e oitenta e oito mil, trezentas e oito pessoas foram vacinadas. Segundo o último levantamento da DIVE, o Estado está com uma cobertura vacinal de sessenta e um vírgula quarenta e seis por cento.
Desde o segundo semestre de dois mil e dezoito, seguindo recomendação do Ministério da Saúde ( MS ), todo o Estado de SC tornou-se Área com Recomendação de Vacinação ( ACRV ) para febre amarela – antes cento e sessenta e dois municípios catarinenses já integravam a ACRV. Desde então, os moradores catarinenses com mais de nove meses de idade devem procurar os postos de saúde para se vacinar contra a doença.
No entanto, a procura foi baixa, o que fez com que o Estado iniciasse em vinte de março de dois mil e dezenove a Campanha Estadual de Vacinação contra a Febre Amarela ( CEVFA ), que segue até vinte de abril de dois mil e dezenove. Neste período, a meta é vacinar noventa e cinco por cento da população catarinense contra a febre amarela.
Desde o início do ano de dois mil e dezenove, SC recebeu um milhão e trezentas mil doses da vacina contra a febre amarela. Novos lotes devem chegar na segunda quinzena do mês de abril de dois mil e dezenove.
Com informações da DIVE.
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas com Amanda Mariano , Bruna Matos e Patrícia Pozzo na Assessoria de Imprensa da DIVE de SC pelo e-mail divecomunicacao@saude.sc.gov.br ; pelos sites Instagram: @divesantacatarina Facebook: Dive Santa Catarina e www.dive.sc.gov.br e pelos telefones números ( 48 ) 3664-7406 , 3664-7402 e 3664-7385 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário