Na semana em que se comemora o Dia do Consumidor, quinze de março de dois mil e dezenove, a Procuradoria dos Direitos do Consumidor do Estado de Santa Catarina ( PROCON/SC ) realizou, em parceria com representantes da Agência Nacional de Petróleo ( ANP ) e a PROCON de Florianópolis, uma série de ações de fiscalização e orientação relacionadas ao mercado de combustíveis.
Durante as fiscalizações, foram analisadas, por meio de testes, a qualidade do combustível ( óleo diesel, etanol, gasolina comum e as aditivadas ), bem como a regularidade das bombas, além da documentação e as informações fornecidas ao consumidor.
“As fiscalizações dos postos de combustíveis revela a situação real do consumidor que não dispõe de meios para verificar a veracidade daquilo que muitas vezes adquire. Fato este que legitima a ação da PROCON, onde são realizadas iniciativas de fiscalização, como a aferição da qualidade do combustível e agindo com transparência e respeito diante do consumidor”, afirma o diretor da PROCON/SC, Arthur Figueiredo.
Na sexta-feira, Dia do Consumidor, a PROCON/SC participou também de uma ação especial no Calçadão da Rua Felipe Schimidt, no Centro de Florianópolis. A ação teve o objetivo de orientar os consumidores sobre seus direitos, deveres e cuidados na hora da compra.
“O consumidor requer segurança, informação, possibilidade de escolha e precisa ser escutado, premissas das leis vigentes de proteção. Órgãos públicos têm o dever de prestar serviços de qualidade e garantir o bom atendimento. Ações como esta vão ao encontro destes pilares citados, cujo objetivo maior é orientar, conscientizar e zelar pelos direitos dos consumidores”, lembra o Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo ( SDS&T ), Lucas Esmeraldino.
Com informações da SDS&T.
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas Assessoria de Comunicação ( ASCOM ) da SDS&T com a jornalista Mônica Foltran pelos telefones números ( 48 ) 3665-2261 e ( 48 ) 9 9696-1366 .
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