O governador do Estado de Santa Catarina ( SC ), Carlos Moisés da Silva, conheceu na manhã desta terça-feira, dois de abril de dois mil e dezenove, os trabalhos realizados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Estado de SC ( EPAGRI ) na Estação Experimental de São Joaquim ( EESJ ). A empresa desenvolve pesquisas para melhorar a produtividade e a renda de produtores de maçã, uva, goiaba-serrana, pera e ameixa, além de enologia. O município é conhecido, principalmente, pela qualidade da maçã Fuji que abastece o mercado brasileiro e internacional.
"É extremamente importante acompanhar este trabalho, para conhecermos melhor o apoio que o Estado oferece aos produtores. Considerando toda a estrutura à disposição do produtor, temos mais de cem milhões de reais em investimentos. É esta parceria que permite atingirmos o grau de excelência, e o Estado quer ser ainda mais parceiro", destacou Silva. Ele afirmou que o Governo deve intensificar os trabalhos também para fomentar o turismo na região, com investimentos e pesquisas para agregar valor aos atrativos serranos.
O Secretário de Estado da Agricultura e Pesca ( SAR ), Ricardo de Gouvêa, e a diretora-presidente da EPAGRI, Edilene Steinwandter, acompanharam Silva na visita à EESJ. Silva foi recebido pelo prefeito da cidade, Giovani Nunes, secretários municipais e técnicos. Os profissionais da EPAGRI apresentaram os trabalhos realizados e os resultados já alcançados. "Estamos conseguindo otimizar a produção nas pequenas áreas. Isso é resultado de todo um processo de assistência aos produtores e um grande diferencial do nosso Estado", comentou Edilene.
Qualidade internacional
Proprietário de trezentos e cinquenta hectares dedicados ao cultivo da maçã, o fruticultor Fumio Hiragami fez questão de receber o governador para apresentar o trabalho que realiza há mais de quatro décadas. "São quarenta e cinco anos acreditando no potencial desta terra. Sou o japonês com a maior produção de maçã no mundo", afirmou. Foram imigrantes japoneses como Hiragami que trouxeram a variedade Fuji para SC. Hoje, a qualidade da fruta produzida em São Joaquim é considerada a melhor do mundo.
De acordo com Nunes, a importância do agronegócio para a Serra Catarinense é crescente. "Temos dois mil e trezentos produtores cadastrados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ). A maioria deles tem pequenas propriedades de, em média, três a cinco hectares. O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que torna São Joaquim a Capital Nacional da Maçã. Esta excelência é mérito dos produtores", reconheceu Nunes, que apresentou os pleitos do município a Silva, quase todos relacionados à infraestrutura.
Silva se comprometeu a levar os temas para discussão nos grupos de trabalho ( GTs ) montados no Governo do Estado. Para as obras viárias, Silva antecipou que está elaborando um consórcio com os municípios para agilizar os trabalhos, com investimento do Estado.
Depois da visita, Silva seguiu para Lages, onde cumpre agenda no período da tarde.
Com informações da SECOM.
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas com Renan Medeiros na Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Comunicação ( SECOM ) pelo e-mail renan@secom.sc.gov.br ; pelos telefones números ( 48 ) 3665-3058 e 9 9605-9196 e pelos sites www.sc.gov.br , www.facebook.com/governosc e @GovSC .
Nenhum comentário:
Postar um comentário