A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo ( SDS&T ), por meio da Diretoria de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável ( DMUC ), lançou nesta quarta-feira, três de abril de dois mil e dezenove, o Planejamento Estratégico ( PE ) do Programa Produtor de Água ( PPA ) em São Francisco do Sul, realizado na microbacia do Morro da Palha, importante fonte de captação de água para abastecimento público.
Pioneiro na região, o PE mapeia os problemas da região e aponta as ações, estimulando à política de Pagamento por Serviços Ambientais ( PSA ) voltada à proteção hídrica no Brasil – um dos objetivos que vai ao encontro das diretrizes da Agência Nacional de Águas ( ANA ). O PE aponta ações que visem à redução da erosão e do assoreamento de mananciais no meio rural, melhorando a qualidade e a oferta de água.
Atualmente, São Francisco do Sul conta com cinquenta e dois mil habitantes ( IBGE / 2010 ) e, na alta temporada, recebe cerca de dois milhões de turistas. A Microbacia do Morro da Palha é a maior responsável pelo abastecimento do município. A entrega do estudo ocorreu no auditório da RPPN Vega do Sul, situada na microbacia estudada e reuniu representantes de associações, prefeitura, empresários e indústrias.
“Nossas cidades estão crescendo economicamente, é preciso pensar no desenvolvimento sustentável e este projeto contempla as prioridades ambientais de conservação, preservação e idealização do futuro das regiões”, destaca o Secretário da SDS&T ), Lucas Esmeraldino.
De acordo com o Diretor da DMUC, Luis Antônio dos Santos, o PPA de SC já impactou, até o momento, São Bento do Sul e São Francisco do Sul.
O próximo lançamento do PPA será o PE da Bacia do Rio Cubatão, prevista para o final deste semestre. O start das ações ocorreu em um hotel em Santo Amaro da Imperatriz, na última terça-feira, dois de abril de dois mil e dezenove.
“A finalidade é estimular todos os atores do ecossistema a investir em ações que ajudem a preservar o meio ambiente, como por exemplo, incentivar produtores ao cuidado do trato com as águas, recebendo apoio técnico e financeiro para implementação de práticas conservacionistas. Assim, além do ganho econômico na produção, o produtor também melhora a quantidade e a qualidade da água da região, beneficiando a todos”, explica Santos.
Oportunidade
Demais regiões do Estado que queiram aderir ao modelo executado pela SDS terão acesso no fim de dois mil e dezenove ao Plano Modelo de Viabilidade e Sustentabilidade Econômica ( PMVSE ) para Projetos de PSA, que contém explicações minuciosas dos processos de diagnóstico, análise e plano de ação ( PA ).
Com informações da SDS&T.
Outras informações adicionais par a imprensa podem ser obtidas na Assessoria de Comunicação ( ASCOM ) da SDS&T com a jornalista Mônica Foltran pelo e-mail comunicacao@sds.sc.gov.br e pelos telefones números ( 48 ) 3665 2261 e 9 9696-1366.
Nenhum comentário:
Postar um comentário