quarta-feira, 10 de abril de 2019

Segurança pública: unidade móvel de acolhimento à mulher volta a Lages

Reduzir os índices de feminicídios ocorridos no Estado de Santa Catarina ( SC ), ampliando o conhecimento das mulheres com relação aos seus direitos é um dos novos desafios do Governo catarinense, que mais uma vez leva as ruas a Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher ( UMAM ), também conhecido como o “Ônibus Lilás da Campanha Mulheres e Cidadania ( CMC )”.
A região de Lages será a contemplada com o programa, disponível entre os dias nove e onze de abril de dois mil e dezenove para levar informação e orientação sobre a prevenção da violência doméstica para as mulheres de áreas rurais e distantes dos centros urbanos.
A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação ( SST ), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher ( CEM ), em parceria com a prefeitura e demais órgãos ligados ao assunto.
Conforme informações da Secretária da SST, Maria Elisa De Caro, durante a passagem desta UMAM, as mulheres podem saber sobre as alternativas para defesa; sobre a lei Maria da Penha ( LMP ) e Ligue cento e oitenta, por exemplo, por meio de palestras e rodas de conversa; além de oficinas de qualificação profissional que possibilitem ferramentas para alcançar a independência financeira.
De acordo com a Coordenadora da CEM, Aretusa Larroyd, também estão previstos atendimentos nas áreas da saúde, educação, psicossocial, jurídica, informação sobre agricultura, meio ambiente e atividades recreativas: “O objetivo é garantir que elas conheçam os equipamentos aos quais podem recorrer em uma situação de violência doméstica, como os Centros de Referência de Assistência Social ( CRAS ), Centros de Referência Especializados em Assistência Social ( CREAS ), Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso ( DPCAMIs ), Rede Catarina, entre outros”. 
O ônibus lilás - O veículo é preparado para transitar em áreas rurais e conta com equipes treinadas para orientar sobre os direitos da mulher e violência doméstica, bem como divulgar os serviços públicos existentes para proteção social. A UMAM está dividida em salas para garantir um atendimento privativo e humanizado, para quem desejar conversar de forma mais discreta.
A UMAM faz parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento a Violência contra a Mulher ( PNEVM ) criado em dois mil e sete pelo Governo Federal e ampliado com a criação do Programa “Mulher: Viver Sem Violência” ( PMVV ) em dois mil e treze. É uma ação complementar, que conta com a parceria com os governos estaduais e prefeituras, para atender mulheres que necessitam de apoio, já que o intuito da UMAM é buscar a aproximação com quem vive em cidades menores.
Confira a programação da UMAM para Lages:
9/04/2019 – 13h30min às 17h30min - Atividades na EMEB Izidoro Marin na Rua Das Laranjeiras no Bairro Caroba.
10/04/2019 – 13h30min as 17h30min - Atividades na EMEB Dom Daniel Hostin na Rua Glorocindo Alves Pain no Bairro Dom Daniel.
11/04/2019 – 13h30min às 17h30min – Atividades no Condomínio Ponte Grande (está sendo definido até segunda-feira) no Bairro da Várzea.
PARCEIROS:
Prefeitura Municipal de Lages ( PML ), Secretaria Municipal de Políticas para Mulher ( SMPM ), Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação ( SMASTH ), Secretaria Municipal de Educação ( SME ), Secretaria Municipal de Saúde ( SMS ), Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca ( SMAP ), Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente ( SMSPMA ), Balcão Cidadão( BC ), Serviço Social do Comércio ( SESC ), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher ( CMDM ) ( Fórum de Mulheres do Mercosul ( FMM ), Instituto Paternidade Responsável ( IPR ), Casa da Providência ( CP ), Fórum Municipal de Trabalhadores ( as ) do SUAS ( FMTSUAS ), Clube Soroptimistas, Fundação Instituto Nereu Ramos ( FINER ), Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Lages ( OAB / Lages ), Associação Comercial e Industrial de Lages ( ACIL ) - Núcleo da Mulher Empreendedoras de Lages ( NMEL ), Rede Catarina ( sexto Batalhão da Polícia Militar de Lages ), DPCAMI, União de Associação de Moradores de Lages ( UAML ).
Com informações da SST. 
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas com Kênia Pacheco Assessoria de Comunicação Social ( ASCOM ) da SST pelos telefones números ( 48 ) 3664-0753 e 9 9984-1799 ; pelo e-mail ascom@sst.sc.gov.br e pelo site www.sst.sc.gov.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário