Depois de rodar o Brasil e visitar dez cidades candidatas, o Comitê Olímpico Brasileiro ( COB ) definiu Blumenau, Estado de Santa Catarina ( SC ) como a sede dos Jogos Escolares da Juventude ( JEJs ). Além disso, Cascavel, no Estado do Paraná ( PR ), Natal, no Estado do Rio Grande do Norte ( RN ) e Palmas, capital do Estado do Tocantins ( TO ) receberão, em setembro de dois mil e dezenove, as três fases classificatórias regionais da competição. Os principais critérios para a definição das sedes foram as garantias governamentais de atendimento ao caderno de encargos, sessão dos locais de competição e centro de convenções ( etapa nacional ) e disponibilidade e tarifa da rede hoteleira.
Além de Blumenau, Palmas e Cascavel receberão pela primeira vez o evento. “É um feito histórico para SC, em especial para Blumenau, ser escolhida como sede nacional da competição escolar mais importante do Brasil. Nos últimos anos, nosso Estado tem sido referência para o COB e para o Brasil e esta escolha, sem dúvida, vem corroborar este reconhecimento”, destaca o presidente da FESPORTEe, Rui Godinho.
Em dois mil e dezoito, na edição nacional da competição, em Natal, SC ficou entre as três primeiras colocações entre todos os Estados brasileiros ao conquistar setenta e duas medalhas sendo treze de ouro, trinta e seis de prata e vinte e três de bronze.
Os representantes da delegação catarinense que disputarão os JEJs em Blumenau sairão da etapa estadual, que são os Jogos Escolares de SC ( JESC ) doze a quatorze anos e quinze a dezessete anos, que serão disputados de quatorze a vinte e dois de junho em São Miguel do Oeste.
Os JESC e a delegação de SC na etapa nacional serão gerenciados pelo Governo do Estado por intermédio da FESPORTE.
“Os JEJs dois mil e dezenove serão realizados mais uma vez de Norte a Sul do país. O que é um motivo de imensa satisfação para o COB e reforça nossos objetivos de aumentar a abrangência desta importante competição para a identificação de talentos para o esporte nacional. O novo formato dos JEJs vem se mostrando muito bem sucedido, além de mais atrativo e acessível para as cidades”, ressaltou Paulo Wanderley Teixeira, presidente do COB.
Desde o ano de dois mil e dezoito, a maior competição estudantil do país é disputada em um novo formato. Agora, são três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas, e uma nacional, reunindo mais de seis mil atletas dos vinte e seis Estados mais o Distrito Federal.
Os JEJs já revelaram vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Além delas, nomes como Hugo Calderano, Raulzinho, Ana Claudia Lemos e Leonardo de Deus, que integraram o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio dois mil e dezesseis, deram seus primeiros passos no esporte nos JEJs. Da delegação brasileira que participou dos Jogos Olímpicos da Juventude ( JOJ ) em Buenos Aires ( Argentina ) em dois mil e dezoito, trita e três atletas entre cinquenta e nove possíveis em onze modalidades são da maior competição escolar do país.
Anualmente, os JEJs reúnem mais de dois milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de quarenta mil escolas públicas e privadas de quase quatro mil municípios.
As datas das etapas regionais e da nacional dos JEJs dois mil e dezenove:
Regional Amarela ( Sul / Sudeste / GO / MS ): de dois a seis de setembro
Cascavel
Regional Verde ( Norte / DF / MT ): de onze a quinze de setembro
Palmas
Regional Azul ( Nordeste ): de vinte a vinte e quatro de setembro
Natal
Nacional: de dezesseis a trinta de novembro
Blumenau
Com informações da FESPORTE.
Outras informações adicionais para imprensa podem ser obtidas na Assessoria de Comunicação ( ASCOM ) da FESPORTE com Antonio Prado pelo telefone número ( 48 ) 3665-6136 e pelos sites www.fesporte.sc.gov.br e https://www.facebook.com/fesporte .
Nenhum comentário:
Postar um comentário