Mais de quatro mil jovens receberam treinamento gratuito em tecnologia e foram encaminhados a potenciais empregadores na região de Blumenau, no Estado de Santa Catarina ( SC ) desde dois mil e seis. E este montante será elevado com os alunos contemplados em dois mil e dezenove pelo Programa EntraVinteeum / Blusoft ( PEVUB ), que bateu recorde na atual edição: três mil, cento de vinte e dois inscritos. Os trezentos e cinquenta selecionados participaram da Aula Magna proferida pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina ( FAPESC ), Fábio Zabot Holthausen, representando o governador Carlos Moisés da Silva.
Até o fim da exposição, praticamente ninguém deixou a plateia do Teatro Maestro Carlos Gomes ( TMCG ). “Percebi muita motivação e disciplina por parte dos estudantes. Eles estão na idade de escolher o que querem ser e acreditam na oportunidade que o PEVUB abre para seu futuro”, observou Holthausen.
É o que confirma Paulo F. da Silva Fagundes, formado em dois mil e dezoito em Programação em Filemaker. “Este curso foi extremamente produtivo e agregou muito ao meu currículo profissional e pessoal”, disse Fagundes, que deu nota máxima a todos os quatorze quesitos do questionário de avaliação do treinamento.
Com mais de seis mil horas de formação em Tecnologia da Informação ( TI ), aliadas a noções de empreendedorismos e de línguas estrangeiras, o PEVUB ainda oferece, gratuitamente, material didático e transporte ao local das aulas. Para ter estes direitos, os candidatos – alunos que estejam frequentando ou tenham concluído o ensino médio, residentes em Blumenau ou cidades vizinhas – passam por triagens nas quais, com prioridade aos jovens em risco social, portadores de deficiências e imigrantes.
Quem for escolhido, após seis meses, pode ser diplomado em linguagens como Java, c#.Net, PHP, Android e Delphi ou em áreas de Suporte, Windows, Server e outras. Geralmente promovida na mesma data da formatura, a Mostra de Talentos ( MT ) é estratégica para destacar competências, disponibilizar currículos e locais para entrevistas capazes de resultar em contratações.
“Já no dia do evento, em dois mil e dezoito, tivermos dezenas de alunos efetivados pelas empresas”, salienta Henrique Marcos Fava Bilbao, presidente do Blusoft ( Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau - PTICRB ). “Agradecemos ao presidente da FAPESC, que juntamente com o deputado Ricardo Alba e o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo ( SDS&T ), Lucas Esmeraldino, foi fundamental para convencer o governador Carlos Moisés da Silva da importância do PEVUB”.
Não foi difícil: o relatório final da edição dois mil e dezoito do PEVUB é um calhamaço de quinhentas páginas, repletas de dados impressionantes que a FAPESC, principal apoiadora do PVUB desde sua criação, em dois mil e seis, tem destinado oitocentos mil reais por ano. O próximo aporte será feito em junho de dois mil e dezenove ou logo após a prestação de contas da parcela anterior de oitocentos mil reais.
Outro apoiador do PEVUB presente à Aula Magna, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, agradeceu a Silva por ter rapidamente deferido o pedido para renovar convênio que permitiu levar o curso a mais uma turma. Na cerimônia, prestigiada pela reitora da Fundação Universidade Regional de Blumenau ( FURB ), Marcia Cristina Sardá Espindola, foram apresentadas também as empresas âncoras da edição dois mil e dezenove.
Na solenidade, o coordenador geral do PEVUB, Sérgio Tomio, contou a história do programa, lançado em diversos países latino-americanos com ajuda de financiamento internacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento ( BID ). “A proposta do BID e das outras instituições internacionais envolvidas era dar o impulso inicial para que o PEVUB prosseguisse sozinho. Hoje, o PEVUB é o único que continua em andamento, de forma independente”.
Com informações da FAPESC.
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas com Heloisa Dallanhol na Assessoria de Imprensa da FAPESC pelo e-mail heloisa@fapesc.sc.gov.br ; pelos telefones números ( 48 ) 3665-4812 e 9 8418-1180 e pelos sites www.fapesc.sc.gov.br .
Nenhum comentário:
Postar um comentário