Durante encontro em Cambará do Sul-RS, na serra gaúcha, o Ministro do Meio Ambiente ( MMA ), Ricardo Salles, acompanhado do Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo ( SDS&T ) de Santa Catarina ( SC ), Lucas Esmeraldino, anunciou a concessão de dois parques nacionais, Aparados da Serra e Serra Geral. Na região, entre SC e RS, repousam as mais conhecidas e profundas fendas: os canyons Itaimbezinho, Malacara e Fortaleza.
O Esmeraldino, que na comitiva representou o Governador do Estado de SC, Carlos Moisés da Silva, esteve acompanhado ainda do Governador do Estado do RS, Eduardo Leite, do Presidente do Instituto do Meio Ambiente ( IMA ) de SC, Venancio Valdez, além de prefeitos catarinenses e gaúchos, deputados e senadores.
O projeto-piloto deve servir de exemplo para a concessão de outros vinte parques no país, ainda neste ano de dois mil e dezenove. A previsão é de que seja lançado o edital até outubro de dois mil e dezenove. “Fiquei muito impressionado com as belezas naturais dos parques. Existe um grande potencial a ser explorado. Por isto, na semana passada, nosso presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, juntamente com nossa equipe do MMA, tomou esta decisão, para que o setor privado desenvolva o que já deveria ter sido desenvolvido há muito tempo no Brasil, o ecoturismo”, ressaltou Salles.
De acordo com o Salles, o setor privado será consultado no momento da elaboração do modelo de concessões. "Adianto que não será permitido que seja feito nada que coloque em risco o meio ambiente. Atualmente, há uma indicação de que operadores internacionais possam se interessar pelo modelo brasileiro de concessões, sendo possível contemplar um grande operador internacional de ecoturismo e estruturar, junto a operadores nacionais”, comentou.
Com esta concessão dos Parques Aparados da Serra e da Serra Geral, Esmeraldino, acredita que trará investimentos e fomento ao desenvolvimento turístico. “Esta é uma excursão do bem, a união de esforços de SC e RS para a concretização de uma luta antiga, em meio as paisagens exuberantes e de ímpar beleza. Tenho a certeza que a ação vai desenvolver muitas regiões catarinenses. Nosso esforço será continuar conhecendo todas as áreas e os potenciais do nosso Estado. Queremos, de forma segura ao Meio Ambiente, fortalecer este movimento, já que trará cada vez mais investimentos para Santa Catarina, melhorias estruturais e o fomento ao trade turístico”, destaca Esmeraldino.
Os dois parques, que formam a divisa natural entre RS e SC, possuem uma área total trinta vírgula quatro mil hectares. Com profundidade de até setecentos metros, paredões verticais, fenda estreita, o cânion Itaimbezinho é um dos maiores das Américas. A expectativa é que o número de turistas passe de duzentos e cinquenta mil a um milhão por ano só no Aparados da Serra.
Obras na Serra do Faxinal
Animado com esta possibilidade de concessão, tirando o peso desta luta do município há anos, o prefeito de Praia Grande, Henrique Maciel, enfatizou que estas parcerias podem beneficiar também a retomada das obras da Serra do Faxinal.
“Sabemos que o acesso é fundamental. E estamos contando com uma infraestrutura crítica na Serra do Faxinal, que liga Cambará do Sul, no Norte do RS, ao município de Praia Grande, no Litoral Sul de SC. A trilha mais famosa do roteiro turístico da região é a do Rio do Boi, feita no interior do Canyon Itaimbezinho, acessada por nosso município. Quem sabe, estas parcerias com o setor privado viabilizem o acesso também, favorecendo o aumento no número de turistas, alavancando a economia da região e, até mesmo, facilitando o escoamento de produção”, pontua Maciel.
Em Praia Grande
Logo após as visitas aos Parques, Esmeraldino, conheceu mais de perto a situação da Serra do Faxinal e realizou uma parada na Prefeitura do município, para conhecer mais sobre a realidade da Capital dos Canyons.
“Trabalhar pelo desenvolvimento dos municípios e, consequentemente, do nosso Estado, é uma das minhas missões na SDS. Em Praia Grande, o momento foi reservado para conhecer mais sobre o projeto Geoparque, que busca impulsionar o desenvolvimento sociocultural, econômico e ambiental da região, além disso, para ouvir demandas como, por exemplo, as obras da Serra do Faxinal, que está em estado lastimável. Vamos levar os pleitos adiante e trabalhar todos juntos, já que assim é que temos mais forças, para que SC cresça a cada dia mais”, finaliza Esmeraldino.
Com informações da SDS.
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas na Assessoria de Comunicação Social da SDS com a jornalista Mariane Mendes pelo e-mail comunicacao@sds.sc.gov.br e pelos telefones números ( 48 ) 3665 2261 e 9 9696-1366 .
Nenhum comentário:
Postar um comentário