O Estado de Santa Catarina ( SC ) atingiu Noventa de um mil duzentos e sessenta e dois casos confirmados e ao menos Oitenta e seis mortes por dengue em Dois mil e vinte e três, segundo a última atualização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica ( DIVE ) da Secretaria de Estado da Saúde ( SES ). Ao todo, Cento e quarenta e oito cidades são consideradas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Entre Primeiro de janeiro a Dezessete de julho de Dois mil e vinte e três, foram identificados Quarenta e nove mil seiscentos e dezoito focos do mosquito Aedes aegypti em Duzentos e trinta e seis municípios. Comparado ao mesmo período de Dois mil e vinte e dois, quando foram identificados Cinquenta e um quinhentos e sessenta e três focos em Duzentos e vinte e nove municípios, observa-se uma diminuição de Três vírgula oito por cento no número de focos detectados.
Em relação à situação entomológica, até o dia Dezessete de julho deste ano de Dois mil e vinte e três, Cento e quarenta e oito municípios foram considerados infestados, o que representa um aumento de Onze vírgula vinte e oito por cento em relação ao mesmo período de Dois mil e vinte e dois — que registrou Cento e trinta e três municípios nessa condição.
A DIVE chama a atenção para o fato de a doença se manter com alto patamar de ocorrências mesmo no inverno. Isso porque o Aedes aegypti lida melhor com estações quentes, quando encontra condições ideais para se proliferar com dias chuvosos e de altas temperaturas.
Cidades com maior número de casos
Joinville ( a maior cidade do Estado ) dispara no ranking das cidades com maior número de casos de dengue em Dois mil e vinte e três ( Vinte e oito mil cento e sessenta ). O município mais populoso do Estado já atingiu Trinta e quatro óbitos no ano.
Na sequência aparecem os maiores municípios da Grande Florianópolis ( Capital do Estado ). A Capital atingiu Quinze mil cento e cinquenta casos, seguida por Palhoça ( Onze mil oitocentos e oitenta e sete ) e São José ( Seis mil setecentos e cinquenta e nove ).
Com informações de:
Nenhum comentário:
Postar um comentário