Ele voltou. O sistema de transporte público teleférico está de volta ao radar da Prefeitura Municipal de Florianópolis ( PMF ) ( Capital do Estado de Santa Catarina - SC ) como alternativa de transporte de passageiros e agora, também, como equipamento turístico. O sistema foi proposto pelo então candidato a prefeito de Florianópolis, Nildomar Freire - Nildão ( do Partido dos Trabalhadores - PT ) na campanha eleitoral de Dois mil e oito. A Presidenta Dilma Rousseff ( PT ) chegou a incluir verba para o Projeto no Plano de Aceleração do Crescimento ( PAC ) das Médias Cidades em Dois mil e doze mas o Prefeito Cesar Souza Júnior ( à época do partido Democratas - DEM ) pediu para abortar o Projeto e direcionar os recursos para o Sistema de transporte público sobre pneus com pistas exclusivas ( BRT ). O Projeto previa uma ligação teleférica entre o terminal de Integração Centro ( TICEN ) e a praça da Trindade ( em frente à universidade Federal de SC - UFSC ). A gestão Topázio Neto ( do partido União ) iniciou estudos preliminares para implementar o sistema na cidade.
A inspiração veio de uma missão técnica para Medellín, na Colômbia, com um grupo de cinco secretários municipais de Florianópolis. A cidade colombiana é conhecida pela redução da criminalidade nos últimos anos e pela melhora na qualidade de vida nas regiões periféricas, onde escadas rolantes e teleféricos facilitam o deslocamento da população.
Os estudos preliminares fazem parte de um macro planejamento de mobilidade urbana em Florianópolis. A ideia seria que as cabines partissem da Bacia do Itacorubi ( região do Jardim Botânico ou Santa Mônica ) até a Lagoa da Conceição ( Zona Leste da Capital ), com um perfil mais turístico tendo, no caminho, a bela vista da Lagoa no alto do morro.
Outro ramal ligaria até a praia Mole ( Zona Leste ). Vale ressaltar que são estudos iniciais sobre trajetos, viabilidade e modelo operacional. Outra opção seria um ramal de teleférico ligando o bairro São João do Rio Vermelho ( zona Norte ), que apresenta atualmente alta densidade demográfica, à rodovia estadual número Quatrocentos e um ( SC - 401 ) ( principal acesso da Zona Norte ao Centro ).
O ex-prefeito Souza Júnior defendeu o teleférico do TICEN à UFSC, passando pelas comunidades do Morro da Cruz ( Região Central ). Como ficou apenas no discurso e com pouco embasamento técnico, não saiu do papel.
Para evitar que tenha o mesmo destino, a PMF acerta quando trata o assunto de forma discreta e admite que existem estudos preliminares. Para avançar na proposta, será importante que a mesma tenha um robusto estudo técnico, econômico, ambiental e paisagístico para a cidade acreditar e apoiar.
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