Entre os hebreus, os cinco livros de Moisés ( Torah ) apregoam solidariedade ( * vide nota de rodapé ) e preocupação com o bem - estar de todos ( *2 vide nota de rodapé ) ( nos anos Mil e oitocentos a Mil e quinhentos Antes de Cristo ). No Antigo Testamento, a passagem do êxodo é clara quanto à necessidade de respeito a todos, em especial aos vulneráveis ( *3 vide nota de rodapé ): "Não afligirás ( *4 vide nota de rodapé ) o estrangeiro ( *5 vide nota de rodapé ) nem o oprimirás ( *6 vide nota de rodapé ), pois vós mesmos fostes estrangeiros no país do Egito. Não afligireis a alguma viúva ou órfão. Se o afligires e ele clamar a Mim, escutarei o seu clamor; Minha ira se ascenderá e vos Farei perecer pela espada: vossas mulheres ficarão viúvas e vossos filhos, órfãos" ( Êxodo, Capítulo Vinte e dois, Versículos Vinte a Vinte e seis ). No Livro dos Provérbios ( Capítulo Vinte e cinco, Versículos Vinte e um e Vinte e dois ) do Antigo Testamento, está disposto que "Se teu inimigo tem fome, dá-lhe de comer ( *7 vide nota de rodapé ), se tem sede, dá-lhe de beber ( *8 vide nota de rodapé ): assim amontoas brasas sobre sua cabeça, e Javé te recompensará".
O cristianismo também contribuiu para a disciplina: há vários trechos da Bíblia ( Novo Testamento ) que pregam a igualdade ( *9 vide nota de rodapé ) e solidariedade ( * vide nota de rodapé ) com o semelhante. A sempre citada passagem de Paulo, na Epístola aos Gálatas, conclama que "Não há judeu nem grego ( *10 vide nota de rodapé ); não há escravo ( *11 vide nota de rodapé ) nem livre ( *12 vide nota de rodapé ); não há homem ( *13 vide nota de rodapé ) nem mulher ( *14 vide nota de rodapé ) ; porque todos vós sois um em Cristo Jesus" ( Capítulo Terceiro, Versículo Vinte e oito ). Os filósofos católicos também merecem ser citados, em especial São Tomás de Aquino, que, no seu capítulo sobre o direito na sua obra Suma Teológica ( de Mil duzentos e setenta e três ), defendeu a igualdade ( *9 vide nota de rodapé ) dos seres humanos e aplicação justa ( * 15 vide nota de rodapé ) da lei ( *16 vide nota de rodapé ). Para a escolástica aquiniana ou tomista, aquilo que é justo ( id quod justum est ) é aquilo que corresponde a cada ser humano na ordem social ( *17 vide nota de rodapé ), o que reverberará no futuro, em especial na busca da justiça social ( *19 vide nota de rodapé ) constante dos diplomas de Direitos Humanos ( DH ).
Ao mesmo tempo em que defendeu a igualdade espiritual, o cristianismo conviveu, no passado, com desigualdades jurídicas inconcebíveis para a proteção de DH, como a escravidão e a servidão de milhões, sem contar o apoio à perseguição religiosa e a inquisição. Novamente, esta análise histórica limita-se a apontar valores que, tênues em seu tempo, contribuíram, ao longo dos séculos, para a afirmação histórica dos DH.
P.S.:
Notas de rodapé:
* A solidariedade ou fraternidade é melhor abordada em:
*2 A preocupação com o bem - estar de todos é melhor abordada em:
*3 O respeito especial aos vulneráveis é melhor abordado em:
*4 A aflição ou a tortura é melhor abordada em:
https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-tortura-definida-como-crime-no-brasil .
*5 A questão da migração ou dos estrangeiros é melhor abordada em:
*6 A questão da opressão do homem pelo homem é melhor abordada em:
*7 O direito à alimentação é melhor abordado em:
*8 A questão da água potável é melhor abordada em:
*9 O princípio da igualdade é melhor abordado em:
https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-16 .
*10 A questão da promoção da igualdade racial é melhor abordada em:
*11 O direito ao trabalho é melhor abordado em:
*12 O direito à liberdade é melhor abordado em:
https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-82 .
*13 A igualdade entre gêneros é melhor abordada em:
*14 Os direitos da mulher são melhor abordados em:
*15 O acesso à justiça é melhor abordado em:
*16 O princípio da legalidade é melhor abordado em:
https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-19 .
*17 A questão da ordem social é melhor abordada em:
*18 A questão da justiça social é melhor abordada em:
Mais em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário