terça-feira, 20 de outubro de 2020

Epidemia: segundo processo de impeachment contra governador Silva é votado na Assembleia de SC

O segundo processo de impeachment ( * vide nota de rodapé ), contra o governador do Estado de Santa Catarina ( SC ) Carlos Moisés da Silva ( do Partido Social Liberal - PSL ) referente à compra dos duzentos ventiladores mecânicos por trinta e três milhões de reais com pagamento antecipado sem exigência de garantias e sem entrega dos produtos, volta à pauta da Assembleia Legislativa do Estado de SC ( ALESC ). A sessão que votará a abertura da tramitação está marcada para começar às quatorze horas desta terça-feira ( vinte de outubro de dois mil e vinte ), mas a Ordem do Dia começa às dezesseis horas. Assim como ocorreria na quinta-feira passada ( quinze de outubro de dois mil e vinte ), quando a votação foi adiada, Silva deve sofrer uma derrota contundente no votos dos quarenta deputados.

Governador Carlos Moisés da Silva enfrenta segunda votação de impeachment na Alesc
Silva enfrenta segunda votação de impeachment na ALESC ( Foto : Rodolfo Espínola / Agência AL )

A denúncia trata das ações feitas durante a pandemia em SC como a licitação inacabada do hospital de campanha e a compra fraudulenta de duzentos ventiladores mecânicos. Diferentemente do processo da equiparação salarial, que está mais avançado, neste caso somente Silva é alvo.

Os bastidores apontam que o Silva não deve conseguir nem os seis votos favoráveis conquistados na votação do primeiro impeachment ( * 2 vide nota de rodapé ). A base governista ficou ainda mais fragilizada, além de o tema ser sensível ao apelo popular. O jornalista Upiara Boschi ( do jornal Diário Catarina - DC ) destacou nos últimos dias que o Poder Executivo Estadual ( PEE ) desistiu de apelar aos parlamentares por votos.

Caso seja aprovada a abertura do processo, forma-se um novo Tribunal do Julgamento, assim como na questão da equiparação salarial. O grupo é formado por cinco desembargadores e cinco deputados, além do presidente do Tribunal de justiça do Estado de Santa Catarina ( TJSC ). Somente se houver aprovação por maioria simples neste Tribunal é que o governador pode ser afastado.


Com informações de:


Ânderson Silva, do jornal Diário Catarinense ( DC ) .


P.S.:


Notas de rodapé:


* Mais informações sobre o segundo processo de impeachment contra Silva em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/10/epidemia-assembleia-de-sc-agiliza.html .


*2 Mais sobre o primeiro processo de impeachment contra Silva em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/10/impeachment-julgamento-sobre-legalidade.html .

Nenhum comentário:

Postar um comentário