sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Mudança climática: DNIT fará declarações de emergência em rodovias de SC; poderão vir recursos para reparos

O Ministério dos Transportes ( MT ) , por meio do Departamento Nacional de Infraestrura de Transportes ( DNIT ), fará declaração de emergência na Rodovia Federal número Duzentos e oitenta e dois ( BR - 282 ) e na rodovia federal número Quatrocentos e setenta ( BR - 470 ) no Estado de Santa Catarina ( SC ) devido às chuva de outubro de Dois mil e vinte e três, que causaram diversas ocorrências nas rodovias federais como deslizamentos, alagamentos e rupturas de solo. Neste período ocorreram pelo menos Vinte interdições totais ou parciais de trânsito nas BR que passam pelo Estado.

Trecho da BR - 470 atingido por enchente ( foto : Divulgação DPRF )

A declaração de emergência deve agilizar as obras de recuperação. Na última quarta - feira ( Dezoito de outubro de Dois mil e vinte e três ) , o Vice - Presidente da República ( PR ) Geraldo Alckmin ( do Partido Socialista Brasileiro - PSB ) confirmou que o MT tem Cento e quarenta e quatro milhões de reais para os reparos nas rodovias em SC. O DNIT ainda está avaliando a dimensão dos estragos, e qual o volume de recursos necessário.

Na BR - 282, o alvo da emergência serão pontos críticos no quilômetro Cento e doze, em Alfredo Wagner, quilômetros Duzentos e cinquenta e três e Duzentos e setenta e quatro, em São José do Cerrito, e quilômetro Duzentos e noventa e cinco, em Vargem. Nestes pontos foram registradas rupturas de solo que demandam soluções especiais de engenharia para manutenção da plataforma da pista.

Já na BR - 470, o DNIT registrou ocorrências entre todo o trecho entre o quilometro Dez, em Navegantes, e o quilômetro Duzentos e cinquenta, em Curitibanos, com ocorrências mais graves no Alto Vale do Rio Itajaí. São dezenas de pontos que exigirão soluções específicas para cada trecho.

Entre os serviços a serem executados nas duas rodovias estão substituição de bueiros, recuperação de aterro da rodovia, construção de novos dispositivos de drenagem, retaludamento de encostas, construção de contenções, entre outros ainda em estudo. 

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