terça-feira, 3 de outubro de 2023

Direito ao Trabalho: Brasil criou 220,8 mil empregos formais em agosto/23; estoque de 43,8 milhões de empregos é recorde; dados do CAGED

O Brasil registrou saldo positivo de Duzentos e vinte mil oitocentos e quarenta e quatro empregos com carteira assinada em agosto de Dois mil e vinte e três. No acumulado do ano ( janeiro a agosto ), a marca é de Um vírgula trinta e oito milhão . Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ( CAGED ), divulgados na segunda - feira ( Dois de outubro de Dois mil e vinte e três ) pelo Ministério do Trabalho e Emprego ( MTe ). Segundo o MTe, o estoque de empregos formais no país chegou a Quarenta e três vírgula oito milhões milhões de postos em agosto de Dois mil e vinte e três – Meio por cento a mais que no mês anterior. Foi novamente o maior valor já registrado na série histórica levando em conta tanto o período do CAGED ( junho de Dois mil e dois a Dois mil e dezenove ) quanto do Novo CAGED ( a partir de Dois mil e vinte ) .


O aumento da massa salarial tem reflexo positivo no consumo das famílias aponta o MTe

O saldo do mês de agosto de Dois mil e vinte e três superou a expectativa de criação líquida de Cento e setenta e oito mil empregos. Ele é reflexo de Dois milhões noventa e nove mil e duzentos e onze admissões contra Um milhão oitocentos e setenta e oito mil e trezentos e sessenta e sete desligamentos. No ano de Dois mil e vinte e três, as admissões alcançaram Quinze milhões novecentos e trinta s sete mil novecentos e cinquenta e seis postos, e o número de trabalhadores desligados é de Quatorze milhões quinhentos e quarenta e nove mil oitocentos e  noventa e quatro .

Salários

Os salários de admissão e desligamento chegaram a Dois mil e trinta e sete reais e noventa centavos e Dois mil cento e vinte e um reais e noventa centavos em agosto de Dois mil e vinte e três, respectivamente, sendo maior para o grupo masculino, que chegou a Dois mil cento e dezesseis reais e quarenta e sete centavos, contra Mil novecentos e vinte e quatro reais e cinquenta e um centavos alcançado pelo grupo feminino.

O ministro do MTe, Luiz Marinho ( do Partido dos Trabalhadores do Estado de São Paulo - PT - SP ), avalia que os dados mostram o início do processo de aquecimento da massa salarial, que está ligado, segundo ele, ao aumento do salário mínimo ( SM ) e aos acordos coletivos de trabalho, que na grande maioria têm sido além da inflação. “ Isso acaba também provocando um crescimento na massa salarial ” , diz .

O fortalecimento da massa salarial, por sua vez, tem reflexos positivos no consumo das famílias e, consequentemente, na economia como um todo.

Setores

O setor de serviços foi o maior gerador de empregos em agosto de Dois mil e vinte e três, chegando a Cento e quatorze mil quatrocentos e trinta e nove postos no mês. Em seguida, aparece o setor do comércio, com Quarenta e um mil oitocentos e quarenta e três empregos criados em agosto de Dois mil e vinte e três. A indústria gerou Trinta e um mil e oitenta e seis vagas; a construção, Vinte e oito mil trezentos e cinquenta e nove; e a agropecuária, Cinco  mil cento e vinte e seis .

Entre os Estados, o destaque é para São Paulo ( SP ), que teve o melhor desempenho, gerando Sessenta e cinco mil quatrocentos e sessenta e dois postos no mês, seguido do Rio de Janeiro ( RJ ) ( com Dezoito mil novecentos e noventa e dois ) e Pernambuco ( PE ) ( com Quinze mil quinhentos e sessenta e seis ). Os menores saldos foram verificados no Espírito Santo ( ES ) ( com Trezentos e quinze ), no Acre ( AC ) ( com Quatrocentos e quarenta e oito ) e em Roraima ( RR ) ( com Seiscentos e oitenta e nove ) .

O senador Humberto Costa ( PT - PE ) comemorou os números divulgados pelo MTe. “ BOA NOTÍCIA!  O CAGED de agosto de Dois mil e vinte e três, traz ótimos números do emprego no Brasil. São Quarenta e três vírgula oito milhões de empregos formais no país, maior número de toda a série histórica. É o efeito Lula ! FAZ O L ! ” , disse, nas redes sociais.

Com informações da:

Agência PT de Notícias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário