terça-feira, 31 de outubro de 2023

Mudança climática: governadores do Sul celebram acordo para prevenção e enfrentamento de riscos e desastres; solicitaram também fundo de desenvolvimento

Uma das agendas do governador do Estado de Santa Catarina ( SC ) Jorginho do Santos Mello ( do Partido Liberal - PL ) em Brasília ( no Distrito Federal - DF ), nesta terça - feira ( Vinte e quatro de outubro de Dois mil e vinte e três ), foi reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul ( CODESUL ), em que se reuniu com os governadores Eduardo Leite ( do Estado do Rio Grande do Sul - RS ), Ratinho Junior ( do Estado do Paraná - PR ) e Eduardo Riedel ( do Estado do Mato Grosso do Sul - MS ) . Defenderam a criação de um fundo no âmbito da reforma tributária e encaminharam medidas conjuntas para enfrentar as adversidades climáticas .

Os governadores Riedel, Ratinho Jr, o senador Eduardo Braga ( do Movimento Democrático Brasileiro do Estado do Amazonas - MDB - AM, Mello e Leite na reunião do CODESUL ( Foto : Maurício Tonetto, Secom, RS )

Em reunião com o relator da reforma tributária, senador Eduardo Braga ( do Movimento Democrático Brasileiro do Estado do Amazonas - MDB - AM ) , os governadores apresentaram a proposta de criação do Fundo Regional de Desenvolvimento do Sul ( FRDS ), a exemplo dos que já existem para as regiões Norte ( N ), Nordeste ( NE ) e Centro - Oeste . Também trataram da equiparação de benefícios fiscais para a indústria automotiva, informou o senador Jorge Seif ( do PL do Estado de Santa Catarina - PL - SC ) que acompanhou a reunião.

- Nós temos expectativa de sermos atendidos para garantir um maior equilíbrio na distribuição dos recursos federais – afirmou Mello .

Além disso, os quatro governadores fecharam um acordo conjunto para melhorar ações dos Estados em relação às adversidades climáticas. Uma das medidas é a formação de um órgão consorciado dos Estados do S para melhorar as ações de defesa civil e alertas para prevenção e enfrentamento de problemas resultantes de eventos climáticos. Será criado um grupo de trabalho integrado pelas defesas civis e secretarias de meio ambiente dos quatro Estados com esse objetivo .

Outra ação nessa área seriam medidas para redução da emissão de gases que formam o efeito estufa. Esse problema global que é apontado como principal causa das mudanças climáticas.

Além disso, Mello teve agendas específicas para solicitar junto a órgãos federais, recursos para ajudar os Municípios catarinenses atingidos pelas enchentes.

Com informações de:


Nenhum comentário:

Postar um comentário