quarta-feira, 6 de março de 2019

Agricultura: SC aumenta em 58% a exportação de banana, segundo boletim CEPA

Quarto maior produtor de banana do país, Santa Catarina ( SC ) amplia as exportações e conquista o mercado internacional. Em dois mil e dezoito, o Estado faturou vinte vírgula três milhões de dólares com o embarque de mais de sessenta e quatro vírgula oito mil toneladas da fruta – cinquenta e oito por cento a mais do que no ano anterior. Este é o maior volume registrado desde dois mil e quinze. Os números estão disponíveis no Boletim Agropecuário ( BA ) elaborado pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola ( CEPA ) da EPAGRI.
Entre dois mil e dezessete e dois mil e dezoito, as exportações catarinenses de banana aumentaram cinquenta e oito por cento no volume e setenta e seis por cento no valor, chegando a vinte vírgula três milhões de dólares. Os principais mercados para a produção de SC são Argentina e Uruguai.
Bananicultura em SC
SC conta com cerca de três mil e quatrocentos bananicultores e mais de vinte e oito mil hectares plantados. A produção se mantém constante no Estado e a safra estimada é de setecentos e dezessete vírgula sete mil toneladas, com um rendimento de vinte e cinco vírgula dois toneladas por hectare.
A produção está concentrada no Norte do Estado e Vale do Itajaí, principalmente nos municípios de Corupá, Jaraguá do Sul, Massaranduba e Luiz Alves. 
Banana mais doce do Brasil
A banana produzida na região de Corupá é considerada a mais doce do Brasil. O reconhecimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial ( INPI ) é válido para as frutas produzidas nos limites da região formada entre os municípios de Corupá, São Bento do Sul, Schroeder e Jaraguá do Sul.
O INPI reconhece que a banana da região é naturalmente mais doce, devido às características do solo, relevo e clima. Com o slogan “Banana de Corupá: doce por natureza”, a fruta se tornará patrimônio regional e terá um diferencial competitivo.
Com a Indicação Geográfica ( IG ), os bananicultores da região poderão utilizar o selo de origem em seus produtos, desde que sigam um regulamento de produção e procedência, que dará aos consumidores garantia da qualidade diferenciada da fruta.

Com informações da SAR.


Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas com Ana Ceron na Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca ( SAR ) pelo e-mail imprensa@agricultura.sc.gov.br ; pelos telefones números ( 48 ) 3664-4417 , ( 48 ) 9 8843-4996 e sites www.agricultura.sc.gov.br  e www.facebook.com/AgriculturaePescaSC/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário