quarta-feira, 6 de março de 2019

Crescimento econômico: criação de empresas cresce 11% em SC

Nem sempre o ano começa depois do Carnaval. Em Santa Catarina ( SC ), desde janeiro de dois mil e dezenove, as estatísticas mostram resultados positivos na retomada do crescimento econômico. Dados da Junta Comercial de Santa Catarina ( JUCESC ) apontam que o número de empresas criadas cresceu onze por cento em comparação com a média mensal de janeiro e fevereiro de dois mil e dezoito. O estado também foi o que mais criou vagas de emprego no país, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ( CAGED ).
A retomada da economia catarinense vem se refletindo em uma crescente abertura de novos negócios. Em dois mil e dezessete, surgiram oitenta e oito mil setecentos e quarenta empresas. Em dois mil e dezoito, outras cento e dez mil, seiscentos e um. Hoje são quase cento e trinta e quatro mil. Grande parte deste resultado positivo se deve ao trabalho desenvolvido pelo Governo de Santa Catarina ( SC ), com programas coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo ( SDS&T ). PRODEC, INVSTE SC e o SC BEM MAIS SIMPLES, que possibilitará a abertura de empresas em até cinco dias úteis, estão entre eles.
Em janeiro, SC foi o Estado que mais gerou empregos: vinte mil, cento e cinquenta e sete novas vagas. O resultado foi o maior saldo para o mês da história do indicador, desde mil novecentos e oitenta e dois. A expectativa é que a criação de oportunidades de trabalho continue positiva nos próximos meses. 
“A diversidade cultural e produtiva, desenvolvimento territorial e humano e um extraordinário potencial de crescimento econômico são características que diferenciam nosso Estado e o colocam, por exemplo, como o segundo mais competitivo do país, já por dois anos consecutivos. Por isso, para nosso orgulho, temos em SC os melhores indicadores sociais do Brasil”, avalia o Secretário da SDS&T, Lucas Esmeraldino.
Na indústria estadual o clima também é de otimismo em relação a dois mil e dezenove. O setor cresce a uma taxa significativamente maior que a da média brasileira. A Sondagem Industrial de janeiro, apresentada pelo Observatório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina ( FIESC ), mostra que as perspectivas dos empresários para os próximos seis meses são otimistas, com a expectativa de aumento da demanda e quantidade exportada, além do avanço do número de empregados e de investimentos. A alta mais expressiva foi observada na perspectiva da compra de matérias-primas, que aumentou dois vírgula quatro pontos e registrou sessenta e três vírgula cinco pontos em janeiro.


Ranking por municípios 



Conforme levantamento da JUCESC, treze cidades despontam no ranking com maior número de empresas ativas em dois mil e dezenove. Florianópolis lidera a lista, seguida pelos municípios de Joinville, Blumenau, Itajaí e São José, respectivamente.

Com relação especificamente a cooperativas, a cidade de Chapecó que em números absolutos encontra-se em sétimo lugar no ranking de empresas ativas, sobe para terceira posição.
De dois mil e quinze a dois mil e dezoito ( até trinta de setembro ), observa-se um número crescente em relação aos anos anteriores, com destaque para os setores de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas ( com noventa mil, quatrocentos e onze constituições acumuladas ), indústrias de transformação ( com trinta e nove mil, novecentos e cinquenta e sete constituições acumuladas ) e construção ( com trinta e cinco mil, novecentos e setenta e seis constituições acumuladas ).
Oportunidades de crescimento
Para o economista da SDS&T, Paulo Zoldan, tão importante quanto aumentar o número de empresas é gerar mais oportunidades de crescimento sustentável e ao mesmo tempo retrair a informalidade. SC tem a menor taxa de informalidade do país, mas grande parte do crescimento de empresas tem origem no desemprego que castigou os brasileiros nos últimos anos.
Com informações da SDS&T.
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas na SDS&T com a jornalista Mônica Foltran pelo e-mail comunicacao@sds.sc.gov.br e pelo telefone número ( 48 ) 3665-2261.

Nenhum comentário:

Postar um comentário