Por dois anos, a rotina de estágio da estudante de Serviço Social Amália Einhardt Alves Vieira, foi dentro do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico ( HCTP ), em Florianópolis, Santa Catarina ( SC ). Ela foi contemplada com a bolsa do Programa Novos Valores ( PNV ), do Governo de SC, criado para permitir aos alunos conhecer na prática os aprendizados teóricos oferecidos nos bancos escolares.
A paixão por conhecer as demandas do sistema prisional surgiu desde o início da faculdade. A jovem de vinte e três anos de idade conta que a primeira oportunidade que teve foi em dois mil e dezesseis, entre os meses de maio e agosto, na Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação ( SST ), na Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional ( DSAN ).
Desde que foi criado, em dois mil e sete, o programa já beneficiou diretamente mais de vinte mil alunos de diversas áreas do conhecimento com vagas em diferentes setores do Poder Executivo Estadual ( PEE ). Atualmente, cerca de dois vírgula três mil alunos integram o programa. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Administração ( SEA ), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação ( SED ).
Em setembro de dois mil e dezoito, Amália relata que a oportunidade de atuar como estagiária do sistema prisional chegou. E, com ela, o conhecimento de quanto era possível aprender sobre a sua profissão futura. “Com supervisão, pude ter contato com diversas políticas públicas: saúde mental, assistência social, previdência social, saúde, além de participar de grupos terapêuticos, oficinas e atendimentos individuais, que permitiam o contato com os pacientes. Era um conhecimento multidisciplinar. O acolhimento do diretor do HCTP, Marcio Goulart, foi ímpar nesta oportunidade. Tenho muita gratidão”, resume a estudante.
Com a formatura na graduação celebrada na que antecedeu o carnaval de dois mil e dezenove, Amália relata o quanto foi importante a oportunidade de participar do PNV. “Por meio da supervisão de estágio consegui ter contato com a prática do Serviço Social na gestão e na ponta, diretamente com o usuário. Gostaria que todos os estudantes tivessem a mesma oportunidade. Por isso é fundamental que as instituições abram suas portas para o estágio regulamentado”, conta.
Para a Gerente de Apoio Médico e Psiquiátrico ( GAMP ) do HCTP, Denise Venera, o PNV ajuda tanto no desenvolvimento profissional dos estudantes quanto no dia a dia do hospital. "O estagiário está saindo da parte teórica para aprender como as coisas funcionam de fato. Ao mesmo tempo em que ele nos auxilia, está aprendendo, adquirindo uma experiência que vai ser importante no futuro", considera Denise, que foi supervisora de Amália durante o período de estágio da jovem. A estudante não esquece o nome de cada profissional que lhe estendeu as mãos. “Tenho muita gratidão por todos os profissionais que me repassaram seus conhecimentos experiências, destaco as Assistentes Sociais que pude acompanhar durante todos os períodos de estágio que tive na graduação. Luciana Martins May, Ingryd Eulália Bonin Valério, Denise Venera e Rita De Cássia Ouriques Darós estarão presentes em todas as ações profissionais que terei enquanto Assistente Social”, conclui ela.
O programa
O PNV a finalidade de assegurar oportunidade de aprendizado para inserção no mercado de trabalho do estudante residente no Estado de SC. A ideia é que o estudante aplique na prática o conhecimento teórico inerente à área de formação, exercendo um estágio nos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do PEE.
Podem participar estudantes com mais de dezesseis anos que estejam regularmente matriculados. A oportunidade é válida para alunos do ensino médio, da educação profissional, do ensino superior e educação especial ou de educação de jovens e adultos, inclusive na modalidade à distância. Para garantir a inscrição, o estudante precisar procurar a própria instituição de ensino a qual está matriculado, para atuar em até quatro horas diárias. Mais informações podem ser obtidas no Portal do Servidor.
Com informações da SST.
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas com Kênia Pacheco na Assessoria de Comunicação ( ASCOM ) da SST pelos telefones números ( 48 ) 3664-0753 e ( 48 ) 9 9984-1799 ; pelo e-mail ascom@sst.sc.gov.br e site www.sst.sc.gov.br .
Nenhum comentário:
Postar um comentário