segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Saúde: hospital realiza primeiro transplante de ossos em 32 anos

O Hospital Regional de São José ( HRSJ ) de Santa Catarina ( SC ) realizou o primeiro transplante ósseo em trinta e dois anos de sua história. O procedimento cirúrgico foi realizado na última segunda-feira, dezoito de fevereiro de dois mil e dezenove, pelos médicos cirurgiões Lúcio Toledo, Claudemir Aparecido Ferdinando e Renato Locks. A intervenção durou aproximadamente cinco horas.
O tecido ósseo utilizado foi obtido do Banco de Tecidos ( BT ) do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia ( INTO ) do Rio de Janeiro ( RJ ), uma vez que SC ainda não possui um banco de tecidos musculoesqueléticos. O SC Transplantes supervisionou e apoiou todo o trâmite para a realização do procedimento. O paciente, um homem de sessenta e sete anos morador da cidade de Braço do Norte-SC, sofria com problemas na prótese de quadril. Ele continua se recuperando na unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde ( SES ) e apresenta boa evolução clínica e cirúrgica.
Segundo os ortopedistas Lúcio Cappelli e Claudemir Ferdinando, responsáveis pelo primeiro procedimento do HRSJ, a maior dificuldade neste tipo de procedimento é justamente localizar um osso que seja compatível e adequado à exata necessidade do paciente. “Alguns pacientes colocam próteses, mas existe o desgaste em decorrência do tempo de uso”, afirmam. O osso é ideal pois não se trata de material sintético.
O HRSJ foi credenciado para a realização deste tipo de procedimento em dois mil e dezoito. Atualmente, outros trinta e cinco pacientes aguardam pelo transplante ósseo na unidade. Todos passam por uma consulta ambulatorial com o médico ortopedista ( o mesmo que vai operar ) e na sequência é solicitado o transplante.
Com informações da SES.
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas com Fabrício Escandiuzzi na Assessoria de Comunicação da SES pelos telefones números ( 48 ) 3664-8820 e 9 9913-0316 ; e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br e site portalses.saude.sc.gov.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário