quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Vigilância sanitária: empresa recolhe carne por suspeita de contaminação

A Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina ( DIVS / SC ) informa que a empresa BRF S.A., unidade de Dourados / MS, comunicou o recolhimento voluntário de cinco tipos de cortes da marca Perdigão em vinte e três lotes de produtos pela suspeita de contaminação por Salmonella enteritidis. Cortes de coxas e sobrecoxas sem osso, meio peito sem osso e sem pele, filesinhos de frango, filé de peito e coração estão entre os itens recolhidos.
O problema foi identificado pelo controle de qualidade da própria empresa, que fez o comunicado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( ANVISA ) e ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento ( MAPA ).
A ANVISA publicou nesta quinta-feira, quatorze de fevereiro de dois mil e dezenove, a RESOLUÇÃO NÚMERO TREZENTOS E OITENTA E NOVE, DE TREZE DE FEVEREIRO DE DOIS MIL E DEZENOVE ( DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO - DOU de QUATORZE DE FEVEREIRO DE DOIS MIL E DEZENOVE ) que proíbe a distribuição e comercialização, em todo o território nacional, dos lotes dos produtos listados abaixo:
Sintomas apresentados pela contaminação da bactéria Salmonella enteritidis:
Uma pessoa que se infecta com a bactéria pode apresentar febre, cólicas abdominais e episódios de diarreia em um prazo de doze a setenta e duas horas após o consumo do alimento contaminado. A doença dura de quatro a sete dias e muitos pacientes se recuperam sem a necessidade de tomar antibióticos. Entretanto, quando a diarreia é severa, a hospitalização e uso de antibióticos podem ser necessários.
Crianças, gestantes, idosos e imunocomprometidos podem apresentar formas graves da doença, com infecção que pode passar do intestino para a corrente sanguínea ou para outros órgãos do corpo, podendo causar óbito se não tratada prontamente.
DIVS orienta a população sobre como proceder em caso de contaminação por bactérias em alimentos
A Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde ( DIVS / SES ) orienta os consumidores a não consumirem os produtos dos lotes citados caso possuam em casa. Pessoas que estão com sintomas devem procurar imediatamente ajuda médica.
A bactéria Salmonella enteritidis é eliminada quando o alimento é cozido, frito ou assado corretamente. Por isso, é importante o cuidado com o cozimento correto da carne de frango.
Orientação aos distribuidores e comerciantes:
A DIVS também orienta os distribuidores e comerciantes a retirar das gôndolas os produtos listados acima a fim de evitar o comércio e entrem em contato com a BRF ( SIF 18 ) para o recolhimento dos itens.

Com informações da DIVS.
Informações adicionais à imprensa:
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas com Emmanuelli Padilha na Coordenadoria do Núcleo de Comunicação da DIVS/SC pelo telefone número ( 48 ) 3251-7931.

Nenhum comentário:

Postar um comentário