terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Segurança pública: investigação resulta em condenação de ladrões de veículos

A investigação da Divisão de Furtos e Roubos de Veículos ( DFRV ) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais ( DEIC ) da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina ( PCSC ) resultou na condenação, na semana iniciada em dez de fevereiro de dois mil e dezenove, de três membros de uma organização criminosa responsável por mais de quinze furtos de caminhões no litoral catarinense. Marcelo da Silva Lemos, Danilo Pereira de Carvalho e Bruno Batista Rocha foram condenados a mais de quarenta anos de prisão pelos crimes, ocorridos entre dois mil e dezesseis e dois mil e dezoito.
Os condenados haviam sido presos preventivamente em dois mil e dezoito, quando a PCSC deflagrou uma operação para recuperar alguns dos veículos roubados. Os autores eram proprietários de uma distribuidora de bebidas em Porto Belo-SC. Na ocasião, também foram recuperadas anotações sobre consultas de registros de diversos caminhões e empresas da região, além de placas e fotos de caminhões furtados pela quadrilha em Tijucas-SC e Guaramirim-SC.
O trio é responsável por crimes ocorridos em Tijucas, Porto Belo, Brusque, Navegantes, Balneário Piçarras, Guaramirim, Indaial e Itajaí.  A investigação da DFRV constatou que a especialidade do grupo era o furto de caminhões de empresas com equipamentos acoplados, como pranchas de transportes ( guinchos ), muncks ( guindastes ) betoneiras ( misturadoras de concreto ) e guinchos rebocadores.
Os criminosos faziam levantamento dos sistemas de segurança das empresas e atuavam nos finais de semana. A estratégia era garantir que os veículos fossem conduzidos até o receptador em segurança, pois as empresas só notariam a falta do bem subtraído na segunda-feira seguinte, quando estes já estavam no Paraná.
Numa segunda operação, realizada no fim de dois mil e dezoito, a PCSC prendeu o responsável pela empresa onde eram levados os caminhões em Arapongas-PR. O dono companhia foi preso como receptador e permanece detido na espera da decisão da Justiça.
Com informações da PCSC.
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas com Paulo Jorge Marques da Assessoria de Imprensa da PCSC pelos telefones números ( 48 ) 3665-8708 e 9 9961-4071

Nenhum comentário:

Postar um comentário