sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Recursos hídricos: SDS&T participa da RFGRH4 em Brasília

Com o intuito de reforçar a integração entre Estados e Governo Federal, tendo em vista a gestão compartilhada das águas em território nacional, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo ( SDS&T ) de Santa Catarina ( SC ) participou da quarta Reunião de Fortalecimento da Gestão de Recursos Hídricos ( RFGRH4 ), realizado no Instituto Serzedello Corrêa ( ISC ), do Tribunal de Contas da União ( TCU ) em Brasília-DF.
O encontro ocorreu nesta quinta-feira, vinte e um de fevereiro de dois mil e dezenove,  reunindo Secretários de todo o país, representantes da Agência Nacional de Águas ( ANA ), Ministério do Desenvolvimento Regional ( MDR ), entre outras autoridades do setor.
O objetivo foi promover um diálogo entre a ANA, os Secretários e demais dirigentes estaduais para renovação dos compromissos do Pacto Nacional pela Gestão das Águas ( PNGA ). O instrumento visa a fortalecer os sistemas estaduais de gerenciamento de recursos hídricos ( SEGREHs ) e sua integração com o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos ( SINGREH ), que é coordenado pela ANA.
Para o Secretário da SDS&T, Lucas Esmeraldino, a sustentabilidade e a inovação precisam ser premissas no desenvolvimento de SC. “Temos o objetivo de ter uma gestão fortalecida, de forma integrada com o Governo Federal e otimizando recursos para oferecer resultados à sociedade catarinense”, destaca Esmeraldino.
O secretário adjunto da SDS&T, Amandio Junior, que representou Esmeraldino no encontro, destacou a importância de estabelecer uma agenda conjunta e fortalecer o SINGREH. “É fundamental para estreitar as relações entre SC e o Governo Federal e abre oportunidades de viabilizar projetos para os recursos hídricos do nosso Estado”, observou.
Estiveram presentes membros da diretoria colegiada da ANA – Christianne Dias, Marcelo Cruz, Ney Maranhão, Oscar Cordeiro e Ricardo Andrade – que participaram da mesa de abertura ao lado do secretário nacional de Segurança Hídrica ( SNSH ) do MDR, Marcelo Borges, representando o ministro Gustavo Canuto. O secretário de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal, José Sarney Filho, também compôs a mesa.
Gestão das Águas Na oportunidade, os dirigentes da ANA, do MDR e dos órgãos gestores estaduais e distrital de recursos hídricos assinaram a Declaração do Pacto Nacional pela Gestão das Águas ( DPNGA ) - uma carta em prol da promoção da segurança hídrica no Brasil a partir do fortalecimento da gestão e da cooperação federativa.
Diretores da ANA apresentaram os desafios da gestão integrada de recursos hídricos no Brasil e a agenda de cooperação da Agência com os Estados. Os dirigentes estaduais e distritais terão um espaço para compartilhar suas visões sobre a gestão de recursos hídricos em cada Unidade da Federação ( UF ).
“Foi um encontro estratégico para discutir desafios e prioridades da agenda água como segurança hídrica, planejamento integrado e sistemas de informações”, destacou o diretor de Recursos Hídricos ( DRH) da SDS&T, Bruno Henrique Beifuss.
Com informações da SDS&T.
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas na Assessoria de Comunicação da SDS&T com a jornalista Mônica Foltran pelo e-mail comunicacao@sds.sc.gov.br e pelo telefone número ( 48 ) 3665-2261.

Nenhum comentário:

Postar um comentário