quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Direitos Humanos: Bolsonaro pagou R$24,8 mil em locação de gerador de energia em SC

Embora não tenha visitado Blumenau durante o mandato presidencial, o ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro ( do Partido Liberal - PL ) usou três vezes o cartão corporativo da Presidência da República ( PR ) para bancar despesas na cidade de Blumenau ( na Região do Vale do Rio Itajaí no Estado de Santa Catarina - SC ). Os registros estão no levantamento divulgado neste mês pelo governo federal, após pedido formal da agência Fiquem Sabendo via Lei de Acesso à Informação ( LAI ). No total, foram gastos Vinte e quatro mil e oitocentos reais com aluguéis de geradores de energia junto à empresa Energia Alternativa.


Geradores de energia foram locados durante três períodos de folga do ex-presidente Foto : Ivan Costa, Divulgação

Os três pagamentos coincidem com períodos de férias de Bolsonaro em São Francisco do Sul ( litoral Norte de - SC ). Entre Dezenove e Vinte e três de dezembro de Dois mil e vinte, Bolsonaro emendou folga no litoral depois de sobrevoar áreas do Alto Vale do Itajaí afetadas por uma enxurrada que matou Vinte e uma pessoas. No dia Trinta, foram pagos Oito mil e quinhentos reais à empresa, cujo cadastro informa como sede um apartamento do bairro Vila Nova.

Dois meses depois, em fevereiro de Dois mil e vinte e um, Bolsonaro voltou a São Francisco do Sul, onde permaneceu por Onze dias. No dia Vinte e cinco daquele mês, a PR pagou Sete mil e oitocentos reais à Energia Alternativa.

Entre Vinte e sete de dezembro de Dois mil e vinte e um e Três de janeiro, Bolsonaro voltou a São Chico. Naquela oportunidade, teve de interromper as férias devido a um problema médico de urgência. No dia Quatro de janeiro, a empresa de Blumenau recebeu oito mil e quinhentos reais.

Energia garantida

A coluna do jornalista Evandro de Assis, do jornal Diário Catarinense ( DC ) conversou com o empresário Carlos Alberto Agostinho Dias, dono da Energia Alternativa. Ele atua na locação de geradores e diz ter recebido do Exército um pedido de cotação do serviço. Recebida a aprovação, alugou geradores para garantir energia em caso de interrupção no fornecimento do sistema elétrico regular ao Forte Marechal Luz, instalação militar onde Bolsonaro hospedou-se.

Só foi possível localizar o endereço de empresas como a Energia Alternativa porque o governo federal liberou consulta às notas fiscais ( NFs ) dos gastos com cartão corporativo da PR. Os documentos do mandato de Bolsonaro foram digitalizados pela Fiquem Sabendo e publicados na internet.

Com informações de:

Evandro de Assis ( evandro.assis@nsc.com.br ) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário