segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Assistência odontológica: Programa Brasil Sorridente reajusta em 188% os recursos; estava sem aumento desde 2016

O programa Brasil Sorridente ( PBS ) terá um total de recurso de Três vírgula oito bilhões de reais em Dois mil e vinte e quatro, o que vai permitir a inclusão de Vinte e dois vírgula oito milhões de beneficiados no atendimento odontológico pelo Sistema Único de Saúde ( SUS ) . As informações são do Ministério da Saúde ( MS ) .


MS destinou Três vírgula oito bilhões de reais para o PBS em Dois mil e vinte e quatro, que beneficiará Vinte e dois vírgula oito milhões de reais

O Presidente da República ( PR ) Luiz Inácio Lula da Silva ( do Partido dos Trabalhadores - PT ) recriou o PBS em maio deste ano de Dois mil e vinte e três, após anos de sucateamento e retrocessos promovidos pelo governo do ex - PR Jair Messias Bolsonaro ( do Partido Liberal - PL ) nos últimos anos . O PBS beneficiou mais de Cento e dez milhões de brasileiros e brasileiras por meio do Sistema Único de Saúde ( SUS ) nos governos do PT .

Segundo o MS, a previsão para o próximo ano de Dois mil e vinte e quatro é de que sejam oferecidos Oito mil e sessenta e nove novos serviços e equipes de saúde bucal, além da aquisição de novos equipamentos odontológicos, como cadeiras, ultrassom dental, entre outros. Com esse novo aporte de verbas, o PBS vai conseguir cobrir Cento e vinte e sete milhões de pessoas no país.

O Ministro - Chefe da Secretaria de Comunicação ( SECOM ) da PR, Paulo Pimenta ( do PT do Estado do Rio Grande do Sul - PT - RS ), anunciou as metas do PBS pela sua rede social .

A previsão do MS é de seja feito um reajuste de até Cento e oitenta e oito por cento dos valores destinados a Estados e Municípios para o custeio dos serviços, que ficaram paralisados desde Dois mil e dezesseis. Com esse índice de reajuste, a expectativa do governo federal e a de que mais gestores possam aderir ao PBS.

Outra meta apresentada pelo MS é a de habilitar Trezentas novas Unidades Odontológicas Móveis ( UOM ), ampliando o número atual para Quatrocentas e quatro UOM. Com isso, o atendimento poderia ampliar o atendimento às população das regiões de difícil acesso.

Ainda dentro das metas de ampliação do PBS, o MS também pretende criar Oitocentos novos Serviços de Especialidades em Saúde Bucal ( SESB ), que são implantados em municípios com até Vinte mil habitantes .

Com informações da:

Agência PT de Notícias / MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário