Em Nove meses de gestão, governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ( do Partido dos Trabalhadores - PT ) retomou programas sociais, aqueceu a economia e colocou o país de volta ao cenário internacional. A avaliação é do líder do Governo no Senado Federal ( SF ), Jaques Wagner ( do PT do Estado da Bahia - PT - BA ) . Em entrevista nesta sexta - feira ( Vinte e nove de setembro de Dois mil e vinte e três ) à Rádio Metrópole FM, Wagner falou ainda sobre a articulação entre Poder Executivo Federal ( PEF ) e Poder Legislativo Federal ( PLF ) e as pautas prioritárias, como a reforma tributária.
“ Estamos fechando o nono mês de governo de Lula com um balanço muito positivo, diz Wagner
“ Estamos fechando o nono mês de governo Lula com um balanço muito positivo. Sabemos que ainda há muito para fazer, mas já retomamos pautas muito importantes na área social, para recompor os programas, e na área econômica estamos andando ” , afirmou .
Ele citou a redução da taxa básica de juros ( do Sistema Especial de Liquidação e Custódia - SELIC ) como resultado desse ambiente favorável, com Produto Interno Bruto ( PIB ) em alta, inflação em queda, geração de emprego e aumento da renda. “ Finalmente o Banco Central do Brasil ( BACEN ), depois da grita geral, baixou os juros duas vezes, e espero que baixe mais [ a taxa está em Doze vírgula setenta e cinco por cento ao ano ] . Em geral eles usam o juro para controle da inflação, mas a gente não tem inflação. Alguns segmentos têm até deflação ” , explicou .
Em debate avançado no Senado Federal ( SF ), a reforma tributária vai, acredita Wagner, contribuir para a melhora da economia e tornar a cobrança de impostos mais justa. “ O tributo é uma forma de fazer justiça social, com um sistema tributário que cobra mais de quem tem mais, cobra menos de quem tem menos e cobra nada de quem tem muito pouco. Esse instrumento é usado no mundo inteiro ” , destaca .
Protagonismo
Wagner enfatizou o retorno do Brasil ao patamar de relevância mundial, do qual se afastou no governo do ex - PR Jair Messias Bolsonaro ( do Partido Liberal - PL ) . “ Recuperamos o protagonismo internacional. Como brasileiro, me sinto muito orgulhoso e acho que cada um, gostando ou não de Lula, se sente também. É muito bonito quando vemos o povo brasileiro brilhar lá fora: esportistas, artistas, na música, no teatro. Por exemplo, a Anitta brilha lá fora e, mesmo quem não goste do estilo musical dela, vibra com ela no topo ” , comparou.
Segundo Wagner, que acompanhou a viagem de Lula para a abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas ( ONU ) nos Estados Unidos da América ( EUA ), na semana passada, os pedidos de chefes de Estado para um encontro com Lula foram tantos que não foi possível atender a todos. “ Na ONU, não teve agenda pra todo mundo que queria falar com Lula. Hoje no cenário internacional temos poucos como ele. A sua empatia e a capacidade de pensar o Brasil, a América Latina e o mundo despertam o interesse das pessoas. A viagem à ONU foi consagradora ” , resumiu .
Com informações da:
Agência PT de Notícias / Assessoria de Wagner
Nenhum comentário:
Postar um comentário