A edição da Revista Focus Brasil desta semana, de número Cento e onze, traz a sanção, pelo Presidente da República ( PR ) Luiz Inácio Lula da Silva ( do Partido dos Trabalhadores - PT ), do reajuste do salário mínimo ( SM ), além da proposta do governo de taxar os super ricos. “Após garantir o aumento real do SM e a correção da tabela do Imposto sobre a Renda de Qualquer Natureza ( IR ), Lula reafirma seu compromisso em combater a desigualdade de renda no país”, informa a revista em reportagem de capa. “ O governo avança na luta histórica para tornar o sistema tributário brasileiro socialmente mais justo ”.
Na seção Carta ao Leitor, o diretor da FPA , Alberto Cantalice, analisa as perspectivas da juventude brasileira, sobretudo as de baixa renda. “A espiral de exclusão e a chamada uberização do mercado de trabalho aumentam nos jovens a sensação de que ele está só ”, escreve Cantalice. “ Essa visão se transforma em revolta e cria uma sensação de que o “ sistema” está contra ele ”, constata.
Para Cantalice, a superação dessas desigualdades passa pelo fortalecimento da educação. “ A escola tem que ser o ambiente agregador que faça a diferença no presente e abra um horizonte de futuro. Papel substantivo tem os institutos federais ( IF ) e as escolas técnicas ”, aponta.
Em artigo para a revista, o líder do PT na Câmara dos Deputados ( CD ), Zeca Dirceu ( do PT do Estado do Paraná ), trata da arrecadação dos municípios. “A decisão demagógica de reduzir o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços de Telecomunicações interestaduais e transportes Interestaduais ( ICMS ) na gestão do ex - PR Jair Messias Bolsonaro ( do Partido Liberal - PL ) deixou municípios em uma situação de crise. Para enfrentar o problema o governo Lula quer taxar super - ricos e enfrentar estruturas arcaicas”, aponta Dirceu.
“Se isso tivesse sido feito no passado, os prefeitos não estariam com o pires na mão, porque grande parte do que for arrecadado com esses tributos, que defendemos e já tentamos aprovar por mais de décadas, é partilhada com Estados e municípios”, argumenta Dirceu.
Na área econômica, a linha de crédito de Um bilhão de reais anunciada pela presidenta do Banco dos BRICS para micro e pequenas empresas é tema de matéria na revista. “ Os recursos serão destinados ao Programa Emergencial de Acesso a Crédito ( FGI ), a ser executado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ( BNDES ), presidido pelo economista Aloizio Mercadante”, noticia a revista.
Na editoria de cultura, Bia Abramo analisa Retratos Fantasmas, filme de Kleber Mendonça que recupera a história da sala de cinema Cine São Luiz, no Recife ( Capital do Estado de Pernambuco - PE ). “Obra feita de reminiscências pessoais e coletivas, mais um ensaio cinematográfico sobre o mundo do cinema a partir de uma tela de uma cidade perdida em seu passado e, numa chave muito colada com a sua própria autobiografia como cineasta, roteirista e produtor, de toda essa enorme aventura do cinema contemporâneo de PE ”, escreve Abramo.
Com informações de:
Agência PT de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário