quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Cooperação internacional: Lula e premiê do Vietnã ampliam relações entre Mercosul e ASEAN

O Presidente da República ( PR ) Luiz Inácio Lula da Silva ( do Partido dos Trabalhadores - PT ) se reuniu, nesta segunda - feira ( Vinte e cinco de setembro de Dois mil e vinte e três ) , no Palácio do Itamaraty ( sede do Ministério das Relações Exteriores - MRE ), com o Primeiro - Ministro da República Socialista do Vietnã ( RSV ), Pham Minh Chính. Foram assinados acordos nas áreas de educação, defesa, agricultura, pecuária e abastecimento; e diplomacia. Além disso, Lula anunciou que levará aos demais integrantes do Mercado Comum do Sul ( MERCOSUL ), atualmente presidido pelo Brasil, o interesse da RSV em celebrar um acordo comercial com o bloco.


Cooperação: Lula e Pham Minh Chính assinaram acordos nas áreas de educação, defesa, agricultura, pecuária e abastecimento e diplomacia

“ Vou levar o tema a nossos parceiros do MERCOSUL, aproveitando a presidência brasileira. Tenho certeza de que avançaremos nessa discussão. É do nosso interesse aproximar o MERCOSUL da Associação de Nações do Sudeste Asiático ( ASEAN ) ” , disse Lula, durante declaração conjunta após a reunião.

Lula destacou que os países da ASEAN correspondem a quase Seis vírgula cinco por cento do Produto Interno Bruto ( PIB ) mundial em paridade de poder de compra. “ As exportações brasileiras para o conjunto de países da ASEAN já somam metade do que exportamos para a União Europeia ( UE ) ” , afirmou Lula . “ Somos parceiros de diálogo da ASEAN, e o ministro da MRE Mauro Vieira deve ir à Indonésia em breve para discutir um plano de ação para a cooperação entre o Brasil e esse bloco ” .

Lula também ressaltou que, em Dois mil e vinte e quatro, serão comemorados os Trinta e cinco anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Brasil e a RSV. Ele disse que aceitou o convite de Chính para ir a Hanói ( Capital da SRV ) celebrar a ocasião .

A RSV é o quinto maior parceiro comercial do Brasil na Ásia, e o principal na ASEAN. O Brasil, por sua vez, é o maior parceiro da RSV na América Latina.

Em Dois mil e vinte e dois, o comércio bilateral atingiu o recorde de Seis vírgual quatro bilhões de dólares. As exportações brasileiras somaram três vírgula quatro bilhões de dólares, e as importações ultrapassaram Dois vírgula nove bilhões de dólares. O Brasil é o principal fornecedor de soja e carne suína e o segundo maior de carne de frango e algodão para a RSV .

Durante o evento no Itamaraty, Lula esteve acompanhado do Vice - PR e ministro do Desenvolvimento, indústria, Comércio e Serviços ( MDIC ), Geraldo Alckmin ( do Partido Socialista Brasileiro - PSB ) , e dos ministros da Educação ( MEC ), Camilo Santana, da Defesa ( MD ), José Múcio, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ( MAPA ), Carlos Fávaro, e da ministra substituta do MRE, embaixadora Maria Laura da Rocha.

Acordos


O presidente destacou que o acordo na área de agricultura “ irá nos permitir avançar na abertura do mercado vietnamita para novos produtos agropecuários brasileiros ” .

“ Nosso comércio tem aumentado de forma sustentada há mais de dez anos. Já atingiu Seis vírgula quatro bilhões de dólares, e pode crescer mais. O Brasil exporta para a RSV praticamente o mesmo que para a França, com quem temos uma longa relação estratégica. Somos hoje um dos principais fornecedores de soja, carnes e algodão para o mercado vietnamita ” , pontuou Lula .

O mandatário frisou que a RSV é o sexto maior mercado de produtos do agronegócio brasileiro. “ Queremos expandir esse fluxo, e também diversificá - lo , com mais produtos de alto valor agregado ” , disse .

Já na educação, foi firmado um acordo que vai possibilitar a mobilidade de estudantes entre os dois países. “ Mais de Dezoito mil estudantes, de Setenta e um países, já participaram dos programas de graduação e pós - graduação para estrangeiros do governo federal ” , sublinhou Lula. “ Na área de defesa, adotamos um memorando de entendimento que é um primeiro passo para um futuro acordo, que abrirá caminho para a exportação de produtos de defesa, como aeronaves ” .

Outra parceria firmada foi o Plano de Trabalho para Cooperação entre Academias Diplomáticas ( PTCAD ).

Lula destacou ainda o interesse mútuo em estabelecer uma cooperação na área de ciência, tecnologia e inovação. Ele anunciou que a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação ( MCT ), Luciana Santos, irá à RSV, em novembro de Dois mil e vinte e três, para fazer a primeira reunião da Comissão Conjunta de Ciência e Tecnologia ( CCCT ). Lula ressaltou também que há potencial para iniciativas conjuntas em inteligência artificial e startups.

O líder da RSV veio ao Brasil a convite de Lula. Eles estiveram juntos durante uma reunião bilateral à margem da Cúpula do Gê Sete, em Hiroshima ( no Japão ), realizada em maio de Dois mil e vinte e três. É a primeira visita de uma alta autoridade vietnamita ao Brasil em Quinze anos.

Combate à pobreza


Durante o evento no Itamaraty, Lula lembrou da visita que fez a Hanói em Dois mil e oito, durante o seu segundo governo. Ele frisou que, desde então, os avanços econômicos e sociais da SRV são “ impressionantes ” .

“ A economia vietnamita cresceu a uma média de quase Seis por cento ao ano, e mais de dez milhões de pessoas ( o equivalente a Dez por cento da população ) saíram da pobreza. Somos dois países do Sul Global comprometidos com a paz, o multilateralismo, o desenvolvimento sustentável e o combate à fome e à pobreza ” , disse Lula .

Lula também falou de pleitos comuns dos dois países, como uma maior representatividade na governança internacional . “ Quero agradecer, de público, o reiterado apoio da RSV ao pleito do Brasil por um assento permanente no Conselho de Segurança ( CS ) da Organização das Nações Unidas ( ONU ) ” , afirmou Lula.

Chính, por sua vez, agradeceu a acolhida do governo brasileiro e falou do interesse de estreitar ainda mais as relações bilaterais.

“ Queremos desenvolver uma relação resistente, firme, entre a RSV e o Brasil e já temos políticas de defesa, de aliança não militar. Não nos colocamos do lado de nenhum país e não permitimos que nenhum terceiro país entre na nossa terra para oferecer ameaça e violência nas relações internacionais ” , afirmou .

Brasil em desenvolvimento


O visitante também destacou os bons resultados sociais e econômicos do Brasil verificados durante o governo Lula. “ Mais uma vez eu gostaria de parabenizar o Lula e o povo brasileiro pelas grandes realizações do desenvolvimento deste país, fazendo com que o Brasil seja uma potência regional e, principalmente, aumentando o seu papel, a sua posição, na ONU, no Gê Vinte e no BRICS. A sua estrutura vem crescendo muito bem ” , afirmou o Primeiro - Ministro .

Chính disse ainda que a reunião com Lula foi “ muito produtiva e rendeu muitos frutos ” . Segundo ressaltou, os acordos firmados terão reflexos positivos nas economias dos dois países, bem como na qualidade de vida das respectivas populações .

“ Isso, com certeza, criará condições favoráveis para um desenvolvimento mais forte da cooperação entre os nossos dois países, gerando benefícios para as duas nações e para os nossos dois povos. Eu concordo que a parceria entre a RSV e o Brasil, desenvolvida por intercâmbios entre os dois lados, vai dar aos povos do Brasil e da RSV uma ligação e uma amizade entre um e outro ” , disse .

Com informações da:

Agência PT de Notícias / Palácio do Planalto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário