quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Mudanças climáticas: Lula prioriza ajuda a vítimas de ciclone no RS, diz Bohn Gass

O deputado federal Elvino Bohn Gass ( do Partido dos Trabalhadores do Estado do Rio Grande do Sul - PT - RS ) disse em entrevista ao Jornal PT Brasil, da TvPT, desta terça - feira ( treze de setembro de Dois mil e vinte e três ), que o Presidente da República ( PR ) Luiz Inácio Lula da Silva ( PT ) determinou, a partir da reunião interministerial do dia Doze de setembro de Dois mil e vinte e três ) à noite, que sejam priorizadas políticas públicas do governo federal para o socorro às vítimas e às forças de segurança de várias cidades atingidas nos últimos dias por temporais e ciclone no RS.

Bohn Gass ( PT - RS ) afirmou que, como relator, o Plano Plurianual ( PPA ) dará relevância à discussão climática na prevenção de tragédias

Segundo Bohn Gass, a tragédia causada por fortes temporais no Estado do RS é resultado não de “ vingança da natureza ”, mas sim das consequências climáticas causadas pela interferência humana sobre o meio ambiente.

“ Eu disse no dia Doze de setembro de Dois mil e vinte e três no Plenário [ da Câmara dos Deputados - CD ] que a natureza não é vingativa, a natureza é bondosa. É a agressão da humanidade sobre a natureza que traz consequências. Tenho certeza de que boa parte do que sofremos é por essa agressão ”, afirmou.

O RS permanece em Estado de Alerta para fortes temporais e ocorrência de ciclone nas próximas horas. Nesta terça - feira ( Doze de setembro de Dois mil e vinte e três ) à noite, em reunião interministerial, Lula anunciou novas medidas de ajuda às vítimas das fortes chuvas. Ao todo, o governo federal destinou mais Um vírgula seis bilhão de reais de ajuda à população e para assistência aos municípios atingidos.

Desse total, Um bilhão de reais será via linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ( BNDES ) para recuperação das economias dos municípios atingidos pelo desastre e Seiscentos milhões de reais serão liberados do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço ( FGTS ) para Trezentos e cinquenta e quatro mil trabalhadores da região que não têm o FGTS.

Bohn Gass disse que o governo Lula também deu prioridade às famílias em programas sociais do governo, como o Programa Minha Casa, Minha Vida ( PMCMV ), para aluguel de moradias.

“ Vai ter todo um processo de priorização das políticas públicas do governo federal para esses municípios que tiveram essas centralidades. Então, eu quero dizer que há uma preocupação e uma preocupação realmente importante do presidente Lula, do vice - presidente Geraldo Alckmin ( do Partido Socialista Brasileiro - PSB ), dos ministros, da transversalidade de todas as áreas dos ministérios que têm a ver com políticas públicas que podem ajudar as ações humanitárias e a restauração da confiança”, afirmou. “ Aliás, a palavra certa é essa, unir e reconstruir . ”.

Bohn Gass falou também sobre ações preventivas e citou como exemplo o trabalho como relator do PPA na CD, com o planejamento de ações do governo federal para os próximos quatro anos.

“ Tem mais de Trinta bilhões de reais para o próximo período alocados no PPA para a questão do enfrentamento das emergências climáticas, dentro [ deste valor ] estão todos os processos de educação, de pesquisa, de alertas, de prevenções, de recomposições, por exemplo , de matas ciliares, de todo o processo que tem a ver com a defesa protetiva que deve ser feita ”, comentou.

Segundo o parlamentar, após a tragédia no RS e em países como a Líbia, também foram atingidas chuvas intensas, e Marrocos, tesouro de coleta, a questão climática ganha ainda mais relevância na discussão do PPA.

“ Então, como relator, vou me debruçar sobre a preocupação climática, para aprofundar, ouvir técnicos, especialistas e ir na região, inclusive, para ouvir as pessoas, saber se as medidas que foram empregadas úteis, que a desburocratização precisa ser feita, que a agilidade precisa ser feita, que outras atividades precisam ser feitas. Quero ouvir as pessoas que vivem nesse drama. Então, essa vai ser a minha tarefa como relator do PPA ”, disse Bohn Gass.

Notícias falsas


Bohn Gass fez um desabafo contra as fake news divulgadas por bolsonaristas extremistas contra Lula. “ Os bolsonaristas tentam usar a situação de tragédia, da dificuldade que as pessoas estão vivendo, para tirar a farpa política ” , disse Bohn Gass ao comparar a atitude de Lula com o que fez o ex - PR Jair Messias Bolsonaro ( do Partido Liberal - PL ) em situações de tragédia.

“ Bolsonaro, na época de tragédias, viajando de jet ski e achando que isso era uma chuvinha, uma gripezinha, é assim que ele tratava as coisas, nem ajudava as pessoas, é isso que eles fizeram, era um descaso com as pessoas que sofreram e nós, à época, cobrávamos políticas públicas sérias. Não trouxeram ajuda, fizeram descaso e, agora quando tem uma ajuda, ficam inventando, fazendo fakes, então chega a ser nojento ”, relatou.

Com informações da:

Agência PT de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário