quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Impeachment: Silva nega ter orientado pagamento antecipado sem garantias na compra de ventiladores mecânicos em SC

Após a divulgação do depoimento do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina ( SC ) ( TCE - SC ), Adircélio Moraes Júnior, na investigação da compra dos duzentos ventiladores mecânicos por trinta e três milhões de reais com pagamento adiantado sem garantias pelo Estado de SC, o governador Carlos Moisés da Silva ( do Partido Social Liberal - PSL ) se posicionou. Em nota, ele reforçou a afirmação de que não orientou, determinou ou efetuou pagamento antecipado em qualquer compra feita pelo governo. O Moraes Júnior disse que alertou Silva e o então secretário de Estado da Saúde ( SES ), Helton Zeferino, sobre os riscos de pagamentos antecipados sem garantias. No caso dos equipamentos adquiridos junto à Veigamed, os trinta e três milhões foram pagos sem garantias de recebimento dos materiais.

Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva
Governador de SC, Silva ( Foto : Ricardo Wolffenbüttel / Secom )

Em nota oficial enviada na noite de terça-feira ( vinte e oito de julho de dois mil e vinte ), Silva afirma que as falas de Moraes Junior confirmam aquilo que ele vinha dizendo sobre o processo, inclusive em informações enviadas à Comissão Parlamentar de Inquérito ( CPI ) dos ventiladores mecânicos na ALESC: "havia uma discussão jurídica dentro da área técnica da Secretaria de Estado da Administração ( SEA ), com participação, sobretudo, da Procuradoria-Geral do Estado ( PGE ) e de outros órgãos, inclusive de controle externo, acerca do pagamento antecipado de insumos durante a Pandemia, que culminou no Projeto-de-Lei, por mim subscrito, em trinta e um de março de dois mil e vinte".

Silva afirma que o seu contato com Moraes Júnior não foi para tratar especificamente sobre o pagamento antecipado, mas o tema surgiu durante a conversa. No diálogo, Silva diz que alinhou "a necessidade de urgência no tema" para subsidiar as áreas técnicas do governo diante da alta demanda por causa da pandemia.

"Reforço, mais uma vez, que nunca orientei, determinei ou efetuei pagamento antecipado, no referido processo ou em qualquer outro, tendo tomado conhecimento sobre a específica compra mencionada apensa na data de vinte e dois de abril de dois mil e vinte, como já esclarecido em várias oportunidades", finalizou a nota.


Com informações de:


Ânderson Silva,

do jornal Diário Catarinense ( DC ).


P.S.:


Notas de rodapé:


* https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/09/impeachment-silva-e-notificado-da.html .

Nenhum comentário:

Postar um comentário