sexta-feira, 28 de julho de 2023

Mobilidade urbana: resgate do projeto de Teleférico em SC enfrenta resistência e descrédito

A Prefeitura Municipal de Florianópolis ( PMF ) ( Capital do Estado de Santa Catarina - SC ) acerta em trazer, novamente, o assunto  teleférico como alternativa de transporte público. O tema já havia sido objeto de proposta do então candidato a prefeito Nildomar Freire - Nildão ( do Partido dos Trabalhadores - PT ), nas eleições municipais de Dois mil e oito. A presidenta Dilma Rousseff ( PT ) chegou a incluir verba para o projeto no Programa de Aceleração do Crescimento ( PAC ) das Médias Cidades em Dois mil e doze mas o então prefeito Cesar Souza Júnior ( do partido Democratas - DEM ) solicitou que o projeto fosse abortado e a verba fosse direcionada para a implantação do sistema de transporte dobre pneus ( BRT ) com pistas exclusivas. O projeto previa a implantação de um sistema de transporte público teleférico do Terminal de Integração Centro ( TICEN ) até a praça da Trindade ( em frente à Universidade Federal de SC - UFSC ). Conforme a coluna do jornalista Renato Igor, do jornal Diário Catarinense ( DC ) antecipou nesta quarta-feira ( Vinte e seis de julho de Dois mil e vinte e três ), a retomada do projeto é tratada internamente com muita cautela e os estudos estão em uma  fase preliminar.

Metrocable Medellin Colombia Foto : Reprodução / Instagram @Alzateglo


A inspiração veio de uma viagem de cinco secretários municipais e representantes do Movimento Floripa Sustentável, em maio de Dois mil e vinte e três, para uma Missão de conhecimento em Medellín, na Colômbia. 

Entretanto, como o morador da capital já está cansado de tantas promessas não cumpridas — transporte marítimo ( em fase de estudo técnico pela concessionária BB Barcos ), metrô de superfície ( BRT em implantação ), despoluição das praias da Avenida Beira - Mar Norte 9 no Centro de Florianópolis ), corredores de ônibus ( em implantação ) — será preciso vencer o ceticismo justificado da população.

Neste sentido, é correto esperar pelos estudos de viabilidade econômica, ambiental e operacional para, aí sim, divulgar o projeto.

A intenção é aliar turismo e mobilidade urbana. Melhor ainda se for Cem por cento investimento privado. Pode dar certo, como já deu em outras cidades.

Com informações de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário