O PT Cidades desta terça-feira, 6, às 19h, apresentado pela ex-senadora Ideli Salvatti, vai mostrar a revolução social colocada em prática em Maricá, no Rio de Janeiro, pelo prefeito Fabiano Horta (PT), reeleito com 88% dos votos válidos, um dos maiores percentuais das eleições do ano passado. Esta transformação vem sendo implementada ao longo dos últimos 13 anos que o PT administra a cidade e teve início com então prefeito Washington Quaquá.
Com 46 km de praias de água azul cristalina e areia branca, Maricá é uma cidade paradisíaca, com lagoas, canais, ilhas e rios, a 50 km do Rio de Janeiro, e única no Brasil: com distribuição de renda e serviços públicos gratuitos que a tornaram destaque mundial pelo bem-estar e qualidade de vida levados à população.
Entre as principais ações realizadas pela Prefeitura de Maricá estão os programas de suporte econômico contra os efeitos da pandemia. São eles: Renda Básica de Cidadania (RBC), o Cartão Mumbuca, que é a moeda social da cidade, o Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT) e o Programa de Amparo ao Emprego (PAE).
Outras iniciativas de forte impacto social que se destacam é o programa Tarifa Zero, o transporte público gratuito que integra toda a cidade com os ônibus vermelhinhos. Para ampliar a mobilidade como um direito básico da população, foi implementado pela gestão do prefeito Fabiano Horta o sistema de bicicletas compartilhadas gratuitas, as chamadas Vermelhinhas, com 10 estações espalhadas pela cidade. Maricá tem quase 60 km de ciclovias e ciclofaixas indicadas e a malha está em contínua expansão.
A lista de programas da Prefeitura é completada com o Passaporte Universitário, programa que beneficia 5 mil estudantes da cidade com a possibilidade de fazer cursos universitários em todas as especialidades com mensalidades integralmente custeadas pela Prefeitura. A cidade está formando os médicos que vão cuidar da sua população no futuro.
Uma das principais ações de combate à pandemia da Covid-19 em Maricá foi a implementação do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí.
Com 40% de sua população vacinada, Maricá não só combateu a pandemia com também fez a façanha de aumentar em 15% a arrecadação municipal.
Maricá é uma das cidades que mais recebe royalties do petróleo, mas o prefeito Fabiano Horta alerta que a transformação social teve início muito antes destes recursos. E até mesmo por conta de ser um recurso findável, o petista criou uma poupança para custear o desenvolvimento da cidade quando o petróleo acabar. O Fundo Soberano de Maricá, criado em 2017, completou em maio R$ 500 milhões em depósitos.
A revolução social de Maricá tornou a cidade uma das vitrines do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. Em 26 de maio de 2021, Maricá completou 207 anos de emancipação política.
Com informações de pt.org.br .
Nenhum comentário:
Postar um comentário