O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ( do Partido dos Trabalhadores - PT ) falou sobre o ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina ( UFSC ), Luiz Carlos Cancellier, na abertura da primeira reunião com reitores de universidades e institutos federais do novo governo, em Brasília. Lula lamentou que a homenagem ocorra cinco anos e quatro meses após a morte de Cancellier.
-Faz cinco anos e quatro meses que esse homem se matou pela pressão de uma polícia ignorante, de um promotor ignorante, de pessoas insensatas, que condenaram as pessoas antes de investigar e de julgar - disse Lula.
- Esteja onde estiver, pode ficar certo de que aqui tem muita gente disposta a dar sequência ao trabalho que você fazia e às ideias ( em ) que você acreditava. Você morreu, mas suas ideias continuam vivas. Nós haveremos de recuperá-las e trabalhar para que nunca mais aconteça o que aconteceu - completou.
Durante o encontro, Lula disse aos reitores que as universidades conviveram com o "obscurantismo" ao longo do governo Bolsonaro e prometeu manter a autonomia universitária. Uma das principais demandas das universidades e institutos federais é a recomposição de orçamento. A maioria das instituições começou o ano com as contas "no vermelho".
Com informações de:
Nenhum comentário:
Postar um comentário