O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina ( UFSC ), Irineu Manoel de Souza, volta de Brasília ( DF ) nesta quinta-feira ( Dezenove de janeiro de Dois mil e vinte e três ) com o compromisso do ministro da Educação ( MEC ), Camilo Santana, de retomar obras paradas nas universidades. Na UFSC, estão paralisadas as obras de construção do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas ( CFM ), o prédio da Medicina de Araranguá e as moradias Estudantil e Indígena, entre outras.
-É um novo momento para as universidades – avaliou.
Reitores de universidades e institutos federais foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ( do Partido dos Trabalhadores - PT ). O governo se comprometeu, durante o encontro, a repassar recursos para as universidades. O reitor disse que o orçamento geral da UFSC para Dois mil e vinte e três é menor do que o de Dois mil e vinte e dois - mas lembrou que a Proposta de Emenda Constitucional ( PEC ) da Transição traz espaço para recomposição, embora este assunto não tenha sido tratado na reunião.
A expectativa dos reitores, segundo Souza, é de que o governo compense as universidades dos cortes realizados no ano de Dois mil e vinte e dois, garantindo recursos para pagamentos de dívidas. As instituições terminaram o ano de Dois mil e vinte e dois no "vermelho", após reiterados enxugamentos de verbas.
Com informações de:
Nenhum comentário:
Postar um comentário