O Estado de Santa Catarina ( SC ) está entre os estados com mais financiadores já identificados pelas investigações dos atos criminosos e golpistas que aconteceram em Brasília, no último domingo ( Oito de janeiro de Dois mil e vinte e três ). Os dados estão sendo levantados pelo setor de inteligência do Ministério da Justiça ( MJ ) e são compartilhados com investigadores do Departamento da Polícia Federal ( DPF ).
Congresso Nacional foi alvo de ataques de vandalismo em um ato golpista ( Foto: Eduardo F. S. Lima / Fotoarena / Folhapress )
Segundo a lista repassada ao portal G1, os Estados do Paraná ( PR ), Mato Grosso do Sul ( MS ) e São Paulo ( SP ) lideram o número de pessoas e empresas que são consideradas financiadoras da ação golpista.
Entre os custos que teriam sido bancados por esses financiadores estão transporte, alimentação ou outros itens utilizados pelos grupos que invadiram e vandalizaram o Congresso Nacional ( CN ), o Supremo Tribunal Federal ( STF ) e o Palácio do Planalto ( sede do Poder Executivo Federal ).
Conforme apurado pela Rede Globo de Televisão ( RGTV ), sete estados estão entre as unidades da federação ( UFs ) com mais financiadores identificados até o momento. Empresários e colecionadores de armas estão entre os suspeitos de financiar os ataques.
Também há registros isolados de apoio financeiro vindos de outros três Estados do país, totalizando Dez UFs, segundo o anúncio do ministro da Justiça, Flávio Dino, na última segunda-feira ( Nove de janeiro de Dois mil e vinte ).
Veja a lista dos estados com mais financiadores identificados:
- PR
- MS
- SP
- SC
- Minas Gerais ( MG )
- Mato Grosso ( MT )
- Goiás ( GO )
Nenhum comentário:
Postar um comentário