sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Calamidade pública: Governo federal libera R$ 1 bi para RS; socorro a vítimas de enchente

O Presidente da República ( PR ) Luiz Inácio Lula da Silva ( do Partido dos Trabalhadores - PT ) assinou duas Medidas Provisórias ( MP ) que liberam Um bilhão de reais de recursos para ajudar o Estado do Rio Grande do Sul ( RS ) após ser atingido por um ciclone extratropical que afetou a vida de mais de Quatrocentas mil pessoas desde o início do mês de setembro de Dois mil e vinte e três .

Nesta quinta - feira ( Vinte e oito de setembro de Dois mil e vinte e três ), uma comitiva de ministros do governo Lula e a Primeira - Dama, Janja da Silva, a Janja, irão ao Estado gaúcho para reuniões


O anúncio aconteceu durante uma reunião com o governador do Estado do RS, Eduardo Leite ( do Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB ) , nesta quarta - feira ( Vinte e sete de setembro de Dois mil e vinte e três ) . Os empréstimos serão concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social ( BNDES ) .

De acordo com a Defesa Civil ( DC ), Cinquenta pessoas perderam a vida, mais de Cem municípios foram atingidos, Cinco mil duzentos e dezesseis vítimas estão desabrigadas e Novecentos e quarenta e três ficaram feridas devido às enchentes.

Perdas materiais


O crédito liberado pelo governo Lula é destinado a empresários e produtores rurais que tiveram perdas materiais em municípios que decretaram estado de calamidade.

“ Desde o começo, o governo federal atuou e segue atuando para atender as demandas locais, destinando estrutura e recursos necessários para enfrentar as chuvas . Uma comitiva do governo federal voltará nesta quinta - feira ( Vinte e oito de setembro de Dois mil e vinte e três ) ao Estado para fortalecer as ações em parceria com o governo do Estado e Municípios ” , afirma Lula .

Comitiva no RS

Nesta quinta - feira ( Vinte e oito de setembro de Dois mil e vinte e três ) , uma comitiva de ministros do governo Lula e a Primeira - Dama, Janja da Silva, a Janja, irão ao Estado gaúcho para reuniões em Lajeado, no Vale do Taquari, que fica na região mais afetada pelo ciclone.

Com informações de:

Agência PT de Notícias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário