A participação do Brasil na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas ( ONU ), bem como o discurso histórico do Presidente da República ( PR ) Luiz Inácio Lula da Silva ( do Partido dos Trabalhadores - PT ), bem como o discurso histórico de Lula, são o destaque da revista Focus Brasil desta semana. A publicação editada pela Fundação Perseu Abramo ( FPA ), de número Cento e quatorze, relata que Lula foi aplaudido por sua fala conclamando os países desenvolvidos a se engajarem no combate às desigualdades.
" O Brasil retoma seu protagonismo interncional, exercitando o suft power depois de quatro anos de negacionismo, extremismo e Setecentas mil mortes mortes por Covid - Dezenove, além do rebaixamento democrático decorrente do Golpe de Dois mil e dezesseis que retirou Dilma Rousseff da PR sem que ela tivesse cometido crime de responsabilidade ” , aponta a revista.
“ No discurso de Vinte minutos proferido perante a comunidade internacional, Lula fez críticas e cobranças aos países ricos e ao sistema de governança global, dos quais, segundo ele, falta vontade política para trabalhar por um mundo mais justo e igualitário ” , destaca a publicação.
A Focus registra ainda que Lula falou ao mundo “ como um dos líderes do Sul Global e fez questão de ressaltar que o combate à fome será prioridade do Gê Vinte ” .
Na seção Carta ao Leitor, o diretor da FPA Alberto Cantalice analisa as implicações da delação premiada do ex - ajudante de ordens do ex - PR jair Messias Bolsonaro ( do Partido Liberal - PL ), Mauro Cid, para Bolsonaro e setores das Forças Armadas. Cid relatou ao Departamento da Polícia Federal ( DPF ), segundo a imprensa, que Bolsonaro consultou as Forças Armadas sobre a possibilidade de o país sofrer mais um Golpe de Estado para impedir a posse de Lula.
“ A aceitação do conluio golpista por parte do então comandante da Marinha, almirante Almir Garnier, põe combustível na já explosiva tessitura do golpe arquitetado no Palácio do Alvorada ( Residência oficial de Bolsonaro à época ” , escreve o diretor.
“ Só o completo desnudamento da trama: a punição e responsabilização de seus personagens, no mais alto nível, fará com que o Brasil não continue passando a imagem de impunidade e laboratório de práticas golpistas ao longo de sua história ” , argumenta Cantalice .
Na entrevista da semana, o deputado federal do PT do Estado de Minas Gerais ( MG ), Reginaldo Lopes, que também é economista, explica os benefícios da reforma tributária ao país, em especial ao povo trabalhador.
“ O deputado acompanhou o ministro da Fazenda ( MF ), Fernando Haddad ( PT do Estado de São Paulo - PT - SP ), em todo o debate em torno da reforma e teve atuação decisiva para sua aprovação ” , escrevem os jornalistas Bia Abramo e Guto Alves no texto de abertura da entrevista. “ Aqui, ele trata das principais alterações que serão promovidas na legislação brasileira e avalia seus impactos na economia brasileira ” .
“ O Brasil não tem um sistema tributário de regra, tem um sistema tributário de exceções. São milhares de normas. Então você tem imposto o consumo no município, são Cinco mil quinhentos e sessenta e cinco municípios em Vinte sete Estados, cheios de regras diferentes. Ou seja, o sistema é muito complexo, burocratizado e, pior, faz esse recurso não chegar aos cofres públicos, pois ele é judicializado ” , justificou Lopes ao fazer a defesa da reforma.
O arrocho monetário produzido pelo Banco Central do Brasil ( BACEN ), que vem promovendo cortes da taxa do Sistema Especial de Liquidação e Custódia ( SELIC ) "a conta - gotas ", também é tema de reportagem da revista, que repercute a redução de Meio por cento nos juros.
“ Com a decisão, o BACEN presidido por Roberto Campos Neto, indicado ao cargo por Bolsonaro, segue com sua lentidão nos cortes e mantém o Brasil sob a maior taxa de juros real do mundo, na casa dos Oito por cento ” , critica .
Leia a edição completa da Focus no site https://fpabramo.org.br/focusbrasil/wp-content/uploads/sites/11/2023/09/Focus_23Set2023.pdf .
Com informações da:
Agência PT de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário