O Supremo Tribunal Federal ( STF ) começou a julgar nesta quarta - feira ( Treze de setembro de Dois mil e vinte e três ) os primeiros réus pelos atos golpistas de Oito de janeiro de Dois mil e vinte e três em Brasília ( no Distrito Federal - DF ). Os ministros vão analisar a conduta individual de quatro acusados de invadir e depredar as sedes dos Três Poderes.
Serão julgados neste primeiro momento: Aécio Lúcio Costa Pereira, Thiago de Assis Mathar, Moacir José dos Santos e Mateus Lima de Carvalho Lázaro.
O julgamento começou com a apresentação do relatório pelo relator, Alexandre de Moraes, que resumiu o andamento do processo. Depois, a Procuradoria Geral da República ( PGR ) e a defesa terão uma hora cada. Em seguida, o relator do caso apresenta o voto. Na sequência, votam o revisor e os demais ministros, na ordem de antiguidade.
Carlos Frederico Santos, subprocurador - geral da República ( SPGR ), falou representando a PGR, e solicitou que Pereira seja multado por dano moral coletivo de Cem milhões de reais e que seja condenado pelos atos golpistas de Oito de Janeiro de Dois mil e vinte e três.
O segundo a falar é o advogado Sebastião Coelho da Silva. Ele faz parte da defesa de Pereira. Desembargador aposentado, ele é investigado por incitação a atos golpistas. Ao se manifestar, disse que foi informado o Conselho Nacional de Justiça ( CNJ ) abriu um procedimento disciplinar para apurar a sua conduta enquanto magistrado. E isso ele considerou “ intimidação ”. Também em defesa de Pereira fala a advogada Juliana Medeiros.
O primeiro a apresentar seu voto é o relator do caso, Moraes.
Acompanhe o julgamento ao vivo no Youtube em https://www.youtube.com/watch?v=OWeEUedp_6c .
Com informações de:
Nenhum comentário:
Postar um comentário