sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Educação: estudantes de SC já podem se inscrever no Programa Universidade Gratuita

Estudantes do Estado de Santa Catarina ( SC ) já podem se inscrever no Programa Universidade Gratuita ( PUG ). As inscrições foram abertas nesta quinta - feira ( Vinte e oito de setembro de Dois mil e vinte e três ) e seguem até o dia Vinte e cinco de outubro de Dois mil e vinte e três. Ao todo, são Quinze instituições de ensino superior que podem oferecer até Setenta mil vagas.

Edital foi publicado pelo governo do Estado. ( Foto : Leo Munhoz, arquivo NSC )

Como se inscrever

Critérios

Para participar do programa, o estudante já deve estar matriculado em curso de graduação nas instituições cadastradas .

Ainda há outros critérios, conforme o governo do Estado de SC :

  • ser hipossuficiente, segundo o índice de carência ( IC ) ;
  • ser natural do Estado de SC ou residir no Estado há mais de Cinco anos, contados retroativamente a partir da data de ingresso nas instituições universitárias ;
  • ser a primeira graduação cursada com recursos públicos estaduais, desconsiderando os cursos de licenciatura curta ;
  • preferencialmente, ser oriundo do ensino médio ou equivalente de escolas das redes públicas de ensino catarinenses ou de instituições privadas, com bolsa integral ou parcial ;
  • possuir renda familiar per capita inferior a Oito salários mínimos ( SM ) para cursos de medicina, ou para demais cursos, possuir renda familiar per capita inferior a Quatro SM .

Como funciona o PUG

O PUG deve investir, até Dois ml e vinte e seis, Um vírgula dois bilhão de reais, gerando até Setenta mil vagas, sendo até Vinte e oito mil delas ainda em Dois mil e vinte e três .

O estudante comtemplado deve pagar Vinte horas de trabalho na área de formação, para cada mês que receber o benefício, o que pode ocorrer durante o curso ou até dois anos depois da graduação. As universidades participantes possuem um termo de cooperação com diversas instituições nas quais os alunos irão retribuir com o seu trabalho.

Com informações de:

 ( kassia.silva@nsc.com.br ) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário