terça-feira, 8 de agosto de 2023

Incêndio: vazamento de gás é controlado e incêndio é evitado em condomínio

Um vazamento de gás é identificado por um morador do Edifício Presidente, no Centro de Curitiba-PR, durante o feriado de Natal de Dois mil e oito e comunicado imediatamente à administração do condomínio. O vazamento é controlado até a chegada da companhia de gás, o botijão substituído e o risco afastado. Havia cerca de Trinta dias, outro vazamento no mesmo edifício chegou a provocar explosão deixando duas pessoas levemente feridas.

Condomínio Edifício Presidente, no Centro de Curitiba ( Capital Paranaense ).

Por volta de Vinte e três horas do dia Vinte e cinco de dezembro de Dois mil e oito, o morador Celso do apartamento número Noventa e quatro ( nono andar ) do edifício comunicou à portaria do prédio que seu botijão de gás estava vazando e o trouxe até o andar térreo. O funcionário Nelson Gomes interfonou imediatamente à residência do síndico Cláudio Márcio Araújo da Gama e este logo compareceu ao local. Gama verificou a intensidade do vazamento, que era baixa mas constante, posicionou o botijão sobre o passeio de pedestres na rua e consultou o Corpo de Bombeiros ( CB ) da Polícia Militar do Estado do Paraná ( PMPR ) sobre as providências a serem tomadas. O atendente do CB, via telefone de emergência número Cento e noventa e três, orientou Gama a manter o botijão em local arejado e acionar a companhia que vendeu o produto.

Em seguida, a empresa Minasgás foi acionada via telefone de Discagem Direta Gratuita ( DDG ) e foi aberto um protocolo de solicitação para que fosse ao local substituir o botijão. O tempo de resposta do protocolo seria de até Vinte e quatro horas. Sendo assim, Gama conduziu o botijão até o terraço do edifício onde o botijão continuou vazando mas já sem risco de incêndio. Na manhã seguinte, o funcionário da Minasgás compareceu ao local. No momento, o botijão não mais vazava. O casco foi substituído.

Entretanto, observou-se que o casco encontrava-se levemente amassado e com a pintura danificada- revelando más condições gerais de conservação do botijão. O funcionário disse que estes danos não eram agentes causadores do vazamento mas sim um vedante de borracha que estava com defeito. Mesmo assim, Gama consultou a Agência Nacional do Petróleo ( ANP ) via telefone DDG sobre danos a botijão de gás e seus riscos. O atendente confirmou que tais danos não estão relacionados em princípio a vazamentos mas disse que é direito do consumidor solicitar a substituição do botijão quando forem verificados danos no casco como amassados, pintura danificada e lacre solto.

Depois da ocorrência, Gama publicou uma circular em edital no edifício solicitando que os moradores peçam ao vendedor de gás de cozinha que verifique os itens relacionados à segurança como fogões a gás, mangueira, registro e botijão. E, caso os moradores observem estado de conservação suspeito do botijão, comuniquem imediatamente a portaria do condomínio para que o casco seja substituído antes mesmo de ser instalado como medida preventiva.

Cerca de um mês antes, em Vinte e nove de novembro de Dois mil e oito, outro vazamento de gás no apartamento número Quarenta e quatro ( quarto andar ) do mesmo edifício provocou explosão. Com o deslocamento de ar, as vidraças se estilhaçaram sobre a rua. Um caco de vidro atingiu o peito do pé direito de uma transeunte e fez um pequeno corte. A vítima foi atendida no local por socorristas do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma de Emergência ( SIATE ) do CB. A moradora Cida do apartamento sinistrado sofreu queimaduras leves e não chegou a ser hospitalizada.

Os extintores de incêndio do edifício tiveram sua recarga realizada em outubro de Dois mil e oito e estão com validade até outubro / Dois mil e nove. O seguro contra incêndio do edifício está válido até Trinta e um de março de Dois mil e nove. O síndico Gama é treinado em Prevenção e Combate a Incêndio ( PCI ) pela Prefeitura Municipal de Curitiba ( PMC ) / Secretaria Municipal da Defesa Social ( SMDS ) / Departamento da Guarda Municipal ( DGM ) e Agente de Socorros de Urgência ( ASU ) formado pelo SIATE do CB / PMPR.

Com informações de:

Portal Administradores ( https://administradores.com.br/artigos/edificio-presidente-vazamento-de-gas-e-controlado-e-explosao-e-evitada ) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário