segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Economia: Vendas em supermercados crescem acima de projeção

Com o governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ( do Partido dos Trabalhadores - PT ), o povo brasileiro voltou a consumir mais. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados ( ABRAS ), as vendas cresceram acima da projeção para este ano. Os dados da pesquisa foram divulgados nesta quinta - feira ( Trinta e um de agosto de Dois mil e vinte e três ) e apontam aumento de Três vírgula trinta e sete por cento no mês de julho de Dois mil e vinte e três, e de Quatro vírgula vinte e quatro por cento no mês de junho, na comercialização de produtos.

Com Lula, vendas nos supermercados crescem acima da projeção


O crescimento no consumo entre janeiro e julho deste ano de Dois mil e vinte e três também foi maior que do mesmo período no ano de Dois mil e vinte e dois, com alta de Dois vírgula cinquenta e dois por cento nas vendas de produtos das prateleiras dos supermercados do país, valor acima da projeção de crescimento para este ano de Dois mil e vinte e três, conforme a ABRAS.

Para o vice - presidente executivo da ABRAS, Márcio Milan, ações do governo Lula com a liberação de Oitenta e cinco vírgula quatro bilhões de reais para o novo Programa Bolsa Família ( PBF ) e de Um vírgula nove bilhão de reais para o Auxílio Gás, além do aumento no número de empregos, beneficiaram o povo brasileiro que voltou a consumir nos últimos meses.

A ABRAS ressalta ainda que o índice mais tradicional e importante do Brasil que mede a inflação e interfere no preço dos alimentos, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo ( IPCA ), caiu Zero vírgula sessenta e seis por cento em julho de Dois mil e vinte e três, enquanto o índice de variação de preços no geral recuou Zero vírgula zero oito por cento no último mês.

Lula, que tem como premissa tirar novamente o Brasil do Mapa da Fome e fazer o país voltar a crescer, frisou nesta quinta - feira ( Trinta e um de agosto de Dois mile vinte e três ) no lançamento do Programa Brasil Sem Fome ( PBSF ), que aconteceu em Teresina ( Capital do Estado do Piauí - PI ) que um país rico como o Brasil não deveria ter pessoas passando fome.

“Porque a fome, ela não é vista pelos outros. A fome não dói pra fora. Ela dói pra dentro. E todo mundo sabe o que é o sofrimento de uma mãe colocar uma criança pra dormir sabendo que a criança tá com fome, e essa criança acorda muitas vezes e não tem um pedaço de pão ou um copo de café com leite para tomar. Isso não deveria acontecer no Brasil, porque o Brasil é um país rico. O Brasil é um país que tem muita terra. Dizem que aqui se plantando, tudo dá. O brasil tem conhecimento científico, tecnológico, genético, nós temos demais”.

Menor preço da cesta básica desde Dois  mil e vinte e dois


O valor dos produtos que compõem a cesta básica brasileira também caiu. A cesta Abrasmercado, por exemplo, que é composta por Trinta e cinco itens de alto consumo, custava Setecentos e trinta reais e seis centavos no mês de julho de Dois mil e vinte e três e apresentou queda de Um vírgula cinquenta e um por cento em relação ao mês anterior. Esse é o menor preço da cesta desde fevereiro de Dois mil e vinte e dois.

De acordo com a ABRAS, a queda no preço da cesta é reflexo do recuo no preço de itens como feijão, batata e óleo de soja.

A pesquisa revela ainda que o preço do feijão caiu Nove vírgula vinte e quatro por cento no último mês, acumulando recuo de Quatro vírgula noventa e um por cento no ano, enquanto o óleo de soja registrou queda de preços de Quatro vírgula setenta e sete por cento no mês anterior e de Vinte e oito vírgula doze por cento desde o início do ano de Dois mil e vinte e três. O preço da batata reduziu Três vírgula zero três por cento em julho de Dois mil e vinte e três e Sete vírgula trinta e seis por cento neste ano, respectivamente.

Feijão é o destaque


O consumo de feijão é o destaque no aumento de vendas, conforme a associação. Pelo menos, Setenta e seis marcas de feijão representaram o equivalente a Oitenta por cento do consumo em julho de Dois mil e vinte e três, valor acima se comparado ao mesmo período em Dois mil e vinte e dois.

Outra informação do estudo, que comprova o avanço econômico do país na gestão Lula, é que novas lojas foram abertas ( Cento e oitenta e sete ) entre janeiro e agosto deste ano de Dois mil e vinte e três, sendo Cento e cinco supermercados e Oitenta e dois atacarejos. Outras Duzentos e cinquenta e uma lojas foram reinauguradas.

Com informações da:

Agência PT de Notícias com informações do jornal Valor Econômico 

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