quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Aceleração do crescimento: "É preciso enfrentar a extrema direita todos os dias", para garantir avanços; diz Gleisi

Em seu primeiro ano do terceiro mandato, o Presidente da República ( PR ) Luia Inácio Lula da Silva ( do Partido dos Trabalhadores - PT ) conseguiu melhorar muito a vida da população e alcançar excelentes resultados econômicos . Mas a luta contra a extrema direita deve continuar sendo uma das preocupações centrais tanto do PT quanto do governo Lula .

Gleisi, na TV Duzentos e quarenta e sete : “ Não é porque ganhamos o governo que podemos ficar acomodados "


A avaliação foi feita, nesta terça - feira ( Vinte e oito de novembro de Dois mil e vinte e três ) , pela Presidenta Nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann ( do PT do Estado do Paraná - PT - PR ) , em entrevista ao site Brasil Duzentos e quarenta e sete ( assista ao vídeo em: https://youtu.be/h0vvaYnM9YY .) “ Não podemos passar um dia sem fazer disputa política, sem demarcar e sem enfrentar essa gente . Nós temos de fazer isso no PT e no governo Lula também ” , defendeu .

“ O momento agora é de fortalecer a democracia no país ” , continuou . “ Não é porque ganhamos a eleição que a democracia está totalmente restabelecida, que as instituições estão totalmente seguras . Nós temos que ter noção do momento que nós vivemos, do ataque que a extrema direita faz não só no Brasil , mas no mundo . Não estamos falando da direita tradicional, é muito diferente . Estamos falando de gente que usa qualquer método e está aí disposta a fazer essa disputa . Então, não dá para dar mole para essa gente ” , alertou .

Da mesma forma que a democracia ainda não está assegurada, a derrota do bolsonarismo não foi consolidada com a eleição de Dois mil e vinte e dois . “ Nós temos de fazer a disputa política na sociedade . Não é porque ganhamos o governo que podemos ficar acomodados . O PT tem de estar organizado em todos os municípios, tem de reavivar seus Comitês de Luta, tem de falar com o povo, se reorganizar ” , defendeu . 

Para Gleisi, o ideal é que o PT e sua militância estejam em “ modo campanha permanente ” . “ Se nós não fizermos a disputa política em cima dos nossos Programas, a gente corre o risco de fazer excelentes entregas para a sociedade e perder na disputa. Porque a extrema direita não parou ” , acrescentou , lembrando que, muitas vezes, as pessoas não entendem que as ações que as beneficiam são fruto de decisões políticas .

Recursos para o Brasil andar


E foram decisões políticas tomadas pelo governo Lula que fizeram com que o Brasil chegasse ao fim de Dois mil e vinte e três crescendo muito mais e com uma inflação muito menor do que o mercado previa .

“ O mercado apostava, no início do ano, que o país não ia crescer mais de Um por cento, e nós vamos fechar o ano crescendo três por cento. Eu não tenho dúvidas de que isso foi resultado da Proposta de Emenda Constitucional ( PEC ) da Transição, com a qual tivemos Cento e sessenta bilhões de reais colocados no orçamento da União para fazer investimentos e Programas ” , analisou .

Segundo Gleisi, com a PEC, foi possível retomar a política de valorização do salário mínimo ( SM ), dar isenção do Imposto sobre a Renda de Qualquer Natureza ( IR ) para quem ganha até Dois mil seiscentos e quarenta reais mensais, reestruturar o Programa Bolsa Família ( PBF ), quitar dívidas com o Programa Desenrola Brasil ( PDB ) e tomar outras medidas que aumentaram a renda da população . “ E isso tem reflexo grande na economia, pelo volume grande de recursos que entra ” , explicou, rebateu o discurso dos que tentam chamar investimento público de gastança . 

“ Isso tudo só foi possível porque a gente tinha recurso no orçamento . Nós vamos ter um déficit orçamentário , que já estava previsto , de Dois por cento do Produto Interno Bruto ( PIB ) . E o que vai acontecer ? Nada de mais . E o país está andando, o que é importante ” , argumentou, elencando ainda uma série de outras ações implementadas : Novo Programa de Aceleração do Crescimento ( PAC ) , Programa Minha Casa Minha Vida ( PMCMV ), Programa Farmácia Popular ( PFP ), Programa Mais Médicos para o Brasil ( PMMB ), reajuste da merenda escolar ( Programa Nacional de Alimentação Escolar ( PNAE ), financiamentos para a agricultura familiar ( Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar ( PRONAF ) .

Expectativas para Dois mil e vinte e quatro


Para Gleisi, é possível esperar que, em Dois mil e vinte e quatro, o governo Lula volte a desmentir as projeções do mercado, que hoje aposta numa desaceleração da economia .

“ Está todo mundo dizendo que no ano de Dois mil e vinte e quatro vai ser mais difícil , que não vai crescer tanto . Isso vai depender da dinâmica do governo de fazer e executar seus Programas e Projetos . E eu acredito que o governo Lula terá essa dinâmica . Lula é um obcecado por crescimento, por emprego, por desenvolvimento . Fará isso e não deixará acontecer ( um retrocesso na economia ) ” , disse .

Gleisi lembrou ainda que , os bons resultados se deram “ a despeito da política horrorosa ” mantida pelo presidente do Banco Central do Brasil ( BACEN ), o bolsonarista Roberto Campos Neto, que insiste em manter a taxa de juros básica em níveis “ escorchantes ” .

“ Sempre critiquei e vamos continuar criticando . A posição de Campos sempre foi política . É uma vergonha . A inflação está controlada , não está explodindo , a gente está tendo crescimento , as condições fiscais do país são boas . Não tem justificativa manter isso , a não ser por uma visão política divergente do projeto que está aí ” , observou .

De acordo com ela , a decisão de tornar o BACEN gerou essa distorção de permitir que uma política derrotada nas urnas continue sendo colocada em prática . “ Se nós tivéssemos baixado as taxas de juros mais rápido, a gente estaria com outro resultado de crescimento , não tenho dúvidas . Estaria melhor e já prepararia o crescimento do ano de Dois mil e vinte e quatro . ” .

Com informações da:

Agência PT de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário