quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Emprego e renda: Desemprego cai a 7,6%; melhor índice desde 2015

O governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ( do Partido dos Trabalhadores - PT ) não para de entregar ótimos resultados no campo do trabalho . Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ) nesta quinta - feira ( Trinta de novembro de Dois mil e vinte e três ) revelam que a taxa de desemprego fechou em Sete vírgula seis por cento no trimestre encerrado em outubro de Dois mil e vinte e três, menor índice desde o trimestre terminado em fevereiro de Dois mil e quinze .

Trabalhadores da indústria : queda no desemprego mostra acerto do governo Lula ao apostar em medidas que reaqueceram a economia

Já o total de brasileiros com emprego bateu o recorde da série histórica , iniciada em Dois mil e doze . Pela primeira vez , a população ocupada no Brasil ultrapassou a marca de Cem milhões de pessoas, fechando o período de agosto a outubro de Dois mil e vinte e três em Cem vírgula dois milhões .

Com isso , a população desocupada caiu a Oito vírgula três milhões, menor contingente desde o trimestre móvel encerrado em abril de Dois mil e quinze .

A comparação com períodos anteriores deixa evidente que a economia continua apresentando melhoras neste fim de ano de Dois mil e vinte e três . No terceiro trimestre deste ano ( julho, agosto e setembro de Dois mil e vinte e três ), o desemprego fechou em Sete vírgula sete por cento e a população ocupada em Noventa nove vírgula oito milhões .

Em Dois mil e vinte e dois, último ano do governo do ex - Presidente da República ( PR ) Jair Messias Bolsonaro ( do Partido Liberal - PL ), a taxa de desemprego no trimestre encerrado em outubro de Dois mil e vinte e dois foi de Oito vírgula três por cento, ou seja, houve queda de Zero vírgula sete ponto percentual . Já a população ocupada contava com Quinhentas e quarenta e cinco mil pessoas a menos ( aumento de Meio ponto percentual ) .

Brasileiros estão ganhando mais


Outro dado positivo é o de rendimento habitual real, que chegou a Dois mil novecentos e noventa e nove reais . No trimestre de maio a julho de Dois mil e vinte e três, era de Dois mil novecentos e cinquenta reais ( houve crescimento de Um vírgula sete por cento ) . E no trimestre de agosto a outubro do ano de Dois mil e vinte dois, estava em Dois mil oitocentos e oitenta e oito reais ( crescimento de Três vírgula nove por cento em um ano ) .

Também são dignos de comemoração os dados da população desalentada ( aquela que desistiu de procurar emprego ) . Esse contingente representou Três vírgula um por cento dos trabalhadores, uma queda de Zero vírgula dois ponto percentual no trimestre ( Três vírgula três por cento ) e de Zero vírgula seis por cento no ano ( Três vírgula sete por cento ) .

Os dados ( confira a íntegra dos números divulgados pelo IBGE em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/38472-pnad-continua-taxa-de-desocupacao-e-de-7-6-e-taxa-de-subutilizacao-e-de-17-5-no-trimestre-encerrado-em-outubro ) mostram o acerto do governo Lula ao tomar medidas que reaqueceram a economia, como a retomada dos investimentos públicos via Novo Programa de Aceleração do Crescimento ( PAC ) e políticas para aumentar a renda da população ( valorização do salário mínimo ( SM ), atualização da tabela do Imposto sobre a Renda de Qualquer Natureza de Renda de Qualquer Natureza ( IR ), reestruturação do Programa Bolsa Família ( PBF ) e o Programa Desenrola Brasil ( PDB ) .

Com informações da:

Agência PT de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário