quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Epidemia: bolsonaristas ameaçam ampliar o número de crianças mortas pela Covid

Responsável pela a tragédia de Setecentas mil mortes pela Covid - Dezenove no Brasil, entre as quais Mil setecentas e cinquenta e três crianças de Seis meses a Cinco anos de idade, a extrema - direita bolsonarista, com o mesmo negacionismo e desprezo pela vida, parece empenhada em aumentar ainda mais o número de vítimas . Não há outra interpretação possível para os ataques que essa horda tem feito à inclusão , pelo Ministério da Saúde ( MS ), da vacina contra a doença no calendário nacional de imunização infantil a partir de Dois mil e vinte quatro .

Bolsonaro e o desdém pela vida: negacionistas têm desferido ataques à Saúde com uma avalanche de fake news sobre a vacinação infantil

O MS fez o anúncio em Trinta e um de outubro de Dois mil e vinte e três, quando informou que a vacinação também será destinada a grupos com maior risco de desenvolver as formas graves da doença , como idosos , imunocomprometidos , gestantes e puérperas , trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades .

Desde então, os negacionistas têm reagido com ataques ao MS e uma avalanche de fake news sobre o assunto . Nessa ofensiva, chegaram a convidar a ministra do MS, Nísia Trindade, para uma audiência pública na Câmara dos Deputados ( CD ) , para dar esclarecimentos sobre o tema .

A audiência ocorreu na terça - feira ( Vinte e oito de novembro de Dois mil e vinte e três ) , na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle ( CFFC ), quando a Nísia assegurou que a inclusão da vacina no calendário infantil segue recomendação das sociedades científicas e não representa qualquer ameaça à saúde das crianças . Nísia também alertou que, apenas neste ano de Dois mil e vinte e três, Cento e dez crianças morreram em decorrência da Covid - Dezenove .

Ainda segundo Nísia, somente em Dois mil e vinte e três, o Brasil registrou três mil trezentos e setenta e nove casos de síndrome respiratória aguda grave por Covid - Dezenove em menores de Um ano de idade, e Mil setecentos e sete casos na faixa de Um a quatro anos de idade . “ A indicação é muito clara e está baseada em um dado muito simples : Cento e dez mortes de crianças por Covid - Dezenove em Dois mil e vinte e três2023, é esse o dado que leva a essa determinação”, afirmou.

No entanto, as explicações da ministra não foram suficientes para conter a sanha da extrema-direita, que demonstrou o mesmo desprezo pela ciência que levou a uma gestão desastrada, irresponsável e criminosa da pandemia.

Durante a audiência, Nísia foi obrigada a ouvir e rebater uma série de afirmações descabidas e mentirosas sobre o tema. Segundo uma delas, “há uma epidemia mundial” de morte súbita depois da vacinação contra a Covid - Dezenove .

“ Devo dizer da temeridade do que está sendo colocado aqui, por quem está atacando, sim, a proteção à vida que a vacina dá . Não se sabem, inclusive, as implicações neurológicas da Covid - Dezenove, não se sabem muitas das implicações no aparelho circulatório, os casos de trombose entre as pessoas que têm Covid - Dezenove são muito maiores do que naqueles que não têm ” , disse , em resposta ao deputado federal Eduardo Bolsonaro ( filho do ex - Presidente da República - PR - Jair Messias Bolsonaro - do Partido Liberal - PL ), autor da mentira .

Outra negacionista, a deputada Bia Kicis, que presidia os trabalhos da Comissão, disse que já realizou outras audiências públicas com vários médicos especialistas em imunizantes e que todos são contra a inclusão da vacinação infantil no calendário .

Em mais uma fake news, a bolsonarista disse que a Food and Drug Administration ( FDA ), órgão que regulamenta a venda de produtos farmacêuticos e alimentos nos Estados Unidos da América ( EUA ), não confirma a eficácia da vacina da Covid - Dezenove, por considerar o imunizante uma terapia gênica – intervenção que consiste na inserção de genes nas células e tecidos de um indivíduo para o tratamento de uma doença , em especial , hereditária .

Diante desse absurdo, a ministra da Saúde chamou de “ mentirosa ” a afirmação da negacionista . “ O FDA jamais falou que a vacina de RNA mensageiro é uma terapia gênica . Esse é o problema que nós temos hoje , as falas são feitas como se houvesse verdades por trás , e não há verdade ” , respondeu Nísia .

Ação criminosa


O deputado federal Jorge Solla ( do Partido dos Trabalhadores do Estado da Bahia - PT - BA ) , que foi Secretário de Atenção à Saúde ( SAS ) do MS, foi ainda mais duro . Afirmou que a atuação da extrema - direita é “ irresponsável e criminosa ” por colocar vidas em risco, principalmente de crianças , com interesse de angariar apoio político e votos .

“ Vocês sabem que a vacina é cientificamente comprovada , e vocês se utilizam política e partidariamente para falar com suas bolhas . Vocês fazem uso político - partidário da vida das pessoas . Vocês fazem uso eleitoreiro da proteção à saúde da população brasileira ” , afirmou o parlamentar .

“ Vocês não estão questionando dogmas científicos , vocês não estão questionando práticas médicas . Vocês estão se utilizando , e vou dizer o termo correto , de forma irresponsável , de forma criminosa , se utilizando de um discurso mentiroso ” , acrescentou Solla , que também citou o desmonte do Programa Nacional de Imunizações ( PNI ) , do MS , durante o governo Bolsonaro .

“ Nós não podemos admitir, e eu não posso compactuar com a forma criminosa com que vocês derrubaram a cobertura vacinal nesse país . E a forma criminosa , e mais irresponsável ainda , que vocês continuam se utilizando do discurso antivacina para tentar manter uma bolha de apoiadores . Somente isso, tentando manter votos , tentando manter apoio , espaço próprio , isso é criminoso , isso é irresponsável ” , prosseguiu Solla .

Desmonte


O desmonte do PNI pelo governo Bolsonaro, citado por Solla, foi responsável por um número elevado de mortes de crianças de Seis meses a Cinco anos de idade por Covid - Dezenove no Brasil. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz ( FIOCRUZ ) , foram Mil quatrocentos e trinta e  nove entre Dois mil e vinte e Dois mil e vinte e um . Nesse período, diante da resistência de Bolsonaro em adquirir imunizantes, a vacinação contra a doença não estava autorizada para esse público .

Além disso, embora as vacinas sejam aplicadas gratuitamente nos postos de saúde da rede pública, a imunização infantil contra diferentes doenças vem caindo de forma vertiginosa no Brasil, e hoje se encontra nos níveis mais baixos dos últimos Trinta anos .

Em Dois mil e vinte e um, por exemplo, em torno de Sessenta por cento das crianças foram vacinadas contra a hepatite B, o tétano, a difteria e a coqueluche . Contra a tuberculose e a paralisia infantil, perto de Setenta por cento . Contra o sarampo, a caxumba e a rubéola , o índice não chegou a Setenta e cinco por cento . A baixa adesão se repetiu em diversas outras vacinas .

Para que exista a proteção coletiva e o Brasil fique blindado contra as doenças , o recomendável é que entre Noventa por cento e Noventa e cinco por cento das crianças , no mínimo, estejam imunizadas .

Senado


A ofensiva antivacina também está presente no Senado Federal ( SF ) , onde a extrema - direita já se mobiliza para barrar a vacinação de crianças contra a Covid - Dezenove .

Ex - MS do Presidente da República ( PR ) Luiz Inácio Lula da
Silva ( do Partido dos Trabalhadores - PT ), o senador Humberto Costa ( do PT do Estado de Pernambuco - PT - PE ) se disse espantado por ter de discutir, em pleno Século Vinte e um, a eficácia de vacinas que já foram aprovadas por renomadas instituições científicas em todo o mundo . O parlamentar também falou da importância da atuação dos agentes comunitários de Saúde na conscientização da população .

“ Quando diz que o sistema de saúde e os agentes comunitários vão abordar os pais, é no sentido de sensibilizá - los , conscientizá - los , da importância da vacinação . Infelizmente, eu tive de chegar aos Sessenta e seis anos de idade para ver uma discussão onde tem gente que é contra a vacina ” , lamentou o Costa .

Com informações da:

Agência PT de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário