quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Finanças públicas: Plano de Lula prioriza o crescimento econômico sustentável do Brasil

Nos últimos anos, o Brasil foi vítima de dois governos inimigos do desenvolvimento . Com o traidor Michel Temer ( do Movimento Democrático Brasileiro - MDB ) e Jair Messias Bolsonaro ( do Partido Liberal - PL ), a defesa cega de um “ Estado mínimo ” fez os investimentos públicos despencarem . Resultado : de Dois mil e dezessete a Dois mil e vinte e dois, o crescimento médio do Produto Interno Bruto ( PIB ) foi cerca de Um e meio por cento ao ano .

Em Dois mil e vinte e três, o Novo Programa de Aceleração do Crescimento ( PAC ) permitiu a retomada das obras de Trinta e cinco mil moradias do Programa Minha Casa Minha Vida ( PMCMV )

O baixo crescimento , como consequência, trouxe de volta a fome, que atingiu Trinta e três milhões de brasileiros em Dois mil e vinte e dois, e o desemprego, que fechou o ano de Dois mil e vinte e três em Nove e meio por cento, índice acima da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ( OCDE ) ( Quatro vírgula nove por cento ) , dos países de renda média alta ( Cinco vírgula oito por cento ) e da América Latina e Caribe ( Sete por cento ) .

O governo do Presidente da República ( PR ) Luiz Inácio Lula da Silva ( do Partido dos Trabalhadores - PT ) já mostrou em Dois mil e vinte e três que o país pode crescer mais quando o Estado cumpre sua função de indutor da economia . Graças à Proposta de Emenda Constitucional ( PEC ) da Transição, que corrigiu o orçamento catastrófico que havia sido elaborado por Bolsonaro, foi possível ampliar investimentos e aumentar a renda da população , fazendo com que mais dinheiro circulasse na economia .

Se o Brasil está prestes a fechar o ano de Dois mil e vinte e três com crescimento em torno de Três por cento e quase Dois milhões de empregos formais criados, é porque o governo Lula retomou a política de valorização do salário mínimo ( SM ) , isentou do Imposto sobre a Renda de Qualquer Natureza ( IR ) quem ganha até Dois mil seiscentos e quarenta reais mensais ; livrou milhões de pessoas das dívidas com o Programa Desenrola Brasil ( PDB ) e , principalmente , lançou um ambicioso plano de investimentos : o Novo PAC .

Geração de empregos


A nova versão do PAC foi apresentada em agosto de Dois mil e vinte e três e imediatamente começou a mover a roda da economia, como gosta de dizer Lula . As Quatorze mil obras que Bolsonaro deixou paradas foram retomadas, incluindo milhares de unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida ( PMCMV ) .

Além disso, os governadores de todos os Estados e do Distrito Federal ( DF ) puderam apontar três obras prioritárias, que também foram iniciadas . Até o fim de Dois mil e vinte e sete, o Novo PAC terá injetado na economia brasileira Um vírgula sete trilhão de reais, de origem pública e privada, com potencial de gerar Quatro milhões de postos de trabalho em todo o país .

Por ser um Programa tão importante, o Novo PAC se tornou umas das prioridades do Plano Plurianual ( PPA ), lei que vai definir as diretrizes do orçamento federal nos próximos quatro anos .

Crescimento distribuído


O Programa foi organizado em nove eixos, que vão de transporte público sustentável e melhoria da estrutura das cidades até apoio à saúde, educação e neoindustrialização ( sobre isso, leia mais em: https://pt.org.br/conheca-o-novo-pac-criado-para-o-brasil-crescer-de-forma-sustentavel/ ) . E sempre com a preocupação de que se reduzam as desigualdades sociais e regionais .

Com ele e uma série de outras ações, o governo Lula acredita que o crescimento médio do PIB, de Dois mil e vinte e quatro a Dois mil e vinte e sete, pode chegar a Dois e meio por cento ao ano . E o melhor : um crescimento dividido com toda a população, como disse Lula ao lançar o Programa : “ O que der certo nesse país tem que ser dividido com o conjunto da população brasileira. A gente não pode repetir o milagre brasileiro, em que a economia chegou a crescer Quatorze por cento ao ano, e o povo continuava pobre e miserável ” .

“ É importante que os empresários tenham clareza, que os políticos tenham clareza, e que o governo tenha clareza : aquilo que for resultado dos ganhos que nós fizermos acontecer nesse país têm que ser repartidos com a população brasileira para que as pessoas melhorem de vida ” , completou Lula .

Com informações da:

Agência PT de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário