quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Epidemia: SC registra caso importado de dengue tipo 3; não causava epidemia havia 15 anos

O Estado de Santa Catarina ( SC ) registrou um caso importado de dengue tipo Três, que, no começo deste ano de Dois mil e vinte e três, motivou um alerta da Fundação Oswaldo Cruz ( FIOCRUZ ) . Isso porque este sorotipo específico do vírus causador da dengue não causava epidemias no Brasil havia Quinze anos .

Vírus causador da dengue não causava epidemias no Brasil havia Quinze anos

O caso registrado em SC foi identificado na região da Foz do Rio Itajaí, em uma paciente que veio de outro país, não informado pela Diretoria de Vigilância Sanitária ( DIVE ) da Secretaria de Estado da Saúde ( SES ) .

O ressurgimento do sorotipo DENV3, segundo a FIOCRUZ, pode ser um alerta que, no futuro, possamos voltar a ter epidemias causadas por esse sorotipo . Isso porque, sem epidemias, poucas pessoas foram infectadas por essa variação do vírus, o que faz com que menos pessoas tenham imunidade a ela .

O vírus da dengue tem quatro sorotipos, e a infecção por um deles gera imunidade contra o mesmo sorotipo, mas é possível contrair dengue novamente se houver contato com um diferente . Além da baixa imunidade, existe ainda o perigo da dengue grave, que ocorre com mais frequência em pessoas que já tiveram a doença e são infectadas novamente por outro sorotipo .

Dengue em SC

O boletim epidemiológico ( BE ) divulgado pela DIVE nesta quarta - feira ( Vinte e dois de novembro de Dois mil e vinte e três ) mostra um aumento nos casos de dengue no Estado. De Primeiro de janeiro a Vinte de novembro de Dois mil e vinte e três, foram notificados Duzentos e quarenta mil novecentos e vinte e nove casos
suspeitos de dengue em SC . Desses, Cento e dezoito mil trezentos e sete foram confirmados .

Em relação aos casos confirmados, houve aumento de Quarenta e um vírgula quarenta e cinco por cento em comparação ao mesmo período do ano de Dois mil e vinte e dois, quando foram registrados Oitenta e três mil seiscentos e trinta e seis casos da doença .

Além do DENV3, foram identificados casos de dengue causados pelos sorotipos DENV1 e DENV2, sendo que o DENV1 é o sorotipo predominante .

Do total de casos confirmados até agora ( Cento e dezoito mil trezentos e  sete ) , Cento e dez mil e cinquenta e três são autóctones, ou seja, tiveram transmissão dentro do Estado, e estão distribuídos em Cento e trinta municípios de SC, e Trinta e sete municípios atingiram o nível de epidemia . Uma epidemia ocorre pela relação entre o número de casos confirmados e de habitantes, quando a taxa de incidência é maior de trezentos casos por Cem mil habitantes .

Até o momento, foram confirmados Noventa e oito óbitos pela doença . As mortes começaram em fevereiro deste ano de Dois mil e vinte e três, e o aumento, segundo a DIVE, coincide com o maior número de casos notificados .

Com informações de:

Agência Brasil ( https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-05/fiocruz-alerta-para-ressurgimento-do-sorotipo-3-da-dengue ) e

 ( kassia.silva@nsc.com.br ) . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário